Dedicado à figura feminina e uma ode ao mundo histórico-literário, o disco Suíte Maria Bonita e Outras Veredas começou a ser gestado em 2009, quando o violonista, compositor e cantor Leandro Maia já havia decidido mergulhar na música instrumental produzida por músicos que admirava, como André Mehmari, Fábio Mentz, Thiago Colombo e Marcelo Delacroix. Da interface com ídolos-parceiros, nasceu um audacioso CD.
Com 15 canções, o trabalho – dirigido e produzido pelo premiado multi-instrumentista André Mehmari – propõe uma “Nova Canção Brasileira de Câmara” através da interface entre o dito “erudito” e o dito “popular”. Contemplado em 2013 com Prêmio Funarte de Música Brasileira, o álbum foi gravado em São Paulo/Mairiporã (Estúdio Monteverdi, de Mehmari) entre março e junho de 2014; com gravações complementares em Pelotas (cidade onde o autor vive) e Porto Alegre no mesmo período.
Uma faixa em especial teve registro em Lisboa em abril deste ano. A célebre cantora portuguesa Maria João Grancha participa interpretando a 11a faixa, Waterfall, letra em inglês de Leandro sobre melodia de André. A ocasião proporcionou um “pré-lançamento internacional” de Suíte Maria Bonita e Outras Veredas. O paulista André Mehmari tinha agendado um recital de piano no Museu da Música e incluiu no repertório as parcerias com Leandro Maia. Juntos, os brasileiros interpretaram as canções Luzidia, Bolero da Procura e Valsa Russa (Mehmari/Maia) – presentes no álbum.
Sobre a participação de luxo de Maria João abrilhantando o trabalho, o músico gaúcho diz: “Acredito que a maravilhosa interpretação dela dê conta de toda a multiplicidade e complexidade do feminino que gostaríamos de refletir no disco: delicadeza, valentia, astúcia, romance, carinho, cuidado, profundidade e um olhar especial sobre o mundo e as coisas”.
A faixa-título – mais uma da safra Mehmari/Maia – é uma obra de 10 minutos, que retrata a trajetória da rainha do cangaço em cinco movimentos em diálogo com os elementos do TAO: I – água, II – fogo, III – terra, IV – madeira, V – metal. Esse conceito permeia a produção, a arte do encarte (Valder Valeirão, da Nativo Design, sobre fotos do Estúdio Monteverdi) e também marcará o palco do Salão de Atos da UFRGS no dia 13 de novembro. O cenário do espetáculo de lançamento tem assinatura de Mariana Pessini, em parceria com a Casa Rima Estampas.
Em Pelotas, a estreia de Suíte Maria Bonita e Outras Veredas ocorrerá na véspera, 12 de novembro, também às 21h, dentro da programação da Feira do Livro da cidade. Em promoção do Theatro Sete de Abril e Bibliotheca Pública Pelotense, o show gratuito terá as presenças no palco de André Mehmari, Neymar Dias e Luke Faro, além de Leandro Maia.
O disco ainda conta com Vitor Ramil na gravação e autoria de Eu-Nuvem (4a faixa). O mesmo ocorre com Marcelo Delacroix em Histórias de Nós Dois, segunda canção do CD. Já Sérgio Santos, parceiro de André em vários trabalhos, marca presença com linda interpretação de Sobressalto (Mehmari/Maia), música de número 9. Nas demais parcerias, Thiago Colombo (Passarim Miguilim), Fábio Mentz (Caminho da Roça) e Sílvio Mansani (Seguiu Viagem). A sonoridade do disco tem as performances de Luke Faro (bateria), Miguel Tejera (baixo elétrico) e Neymar Dias (contrabaixo acústico e viola caipira), além de participações de Fábio Mentz (fagote), Pedrinho Figueiredo (flautas) e Antônio Loureiro (vibrafone).
O álbum terá ainda outra apresentação de lançamento em São Paulo, em local e data a serem divulgadas mais adiante.
Pelotas:
Lançamento do CD Suíte Maria Bonita e Outras Veredas, de Leandro Maia
Data e horário: 12 de novembro, quarta-feira, às 21h
Local: Bibliotheca Pública Pelotense (Praça Cel. Pedro Osório, s/no) – Pelotas/RS
Promoção: Theatro Sete de Abril e Bibliotheca Pública Pelotense
Entrada franca (distribuição de senhas no local)
Porto Alegre:
Lançamento do CD Suíte Maria Bonita e Outras Veredas, de Leandro Maia
Data e horário: 13 de novembro, quinta-feira, às 21h
Local: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110) – Porto Alegre
Promoção: Departamento de Difusão Cultural da PROREXT/UFRGS
Ingressos: R$ 20,00 (meia-entrada para estudantes, professores, idosos e classe artística)
Distribuição de senhas gratuitas à comunidade universitária na bilheteria do Salão de Atos, das 9h às 18h.
Para o público em geral, antecipados na Palavraria (Vasco da Gama, 165 – 51 3268-4260) e Casa Rima (Cabral, 165 – 51 3333-0393).
– Informações: (51) 3308-3034 ou difusaocultural@ufrgs.br.
FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO
Leandro Maia (voz, violão e composições)
André Mehmari (piano, acordeom, sintetizadores e direção musical)
Luke Faro (bateria e percussão)
Neymar Dias (contrabaixo acústico e viola caipira)
Lauro Maia (sonorização)
Maria Falkembach (direção cênica)
Sobre Leandro Maia:
Nascido em Caxias do Sul (RS), cresceu e formou-se em Música em Porto Alegre, na UFRGS. Cantor, violonista e compositor, teve seu CD de estreia, Palavreio, lançado em 2008, premiado com o Açorianos de Música de Revelação. Também educador musical, lançou em 2013 seu segundo disco, intitulado Mandinho – Prêmio Açorianos de Música de Melhor Disco Infantil e indicado a Melhor Espetáculo do Ano. Em 2014, apresenta seu terceiro trabalho de estúdio, Suíte Maria Bonita e Outras Veredas, produzido por André Mehmari. Professor de Música na Universidade Federal de Pelotas, também é Mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS. No ano passado, na Feira do Livro de Porto Alegre, lançou Palavreio em formato de obra de poesias, pela editora Mediação. Mais sobre o autor em www.leandromaia.com.br.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.