Se até 2019 Lyon Dias destilava seu humor irreverente no facebook e no instagram, de forma praticamente anônima. De lá pra cá o pelotense mostrou seu rosto, literalmente deu a “cara a tapa”.
Foi o divisor de águas, até então postar vídeos e imagens engraçadas, era somente um hobby. Quando Lyon resolveu aparecer mais nas redes, e assumir a autoria do conteúdo criado ali, o humor se tornou sua profissão principal.
“E não é uma tarefa simples, como a maioria das pessoas acha que é, hahaha, eu passo mais de 16h por dia conectado, de domingo a domingo, trabalho muito mais do que quando era CLT. O trabalho de responder mensagens, pesquisar conteúdo, editar vídeos e imagens, toma muito tempo do meu dia, mas no final do dia é gratificante, porque é o que eu gosto de fazer” relata Lyon.
Do hobby para profissão:
Hoje a Pelotas da Depressão é uma empresa, com CNPJ e tudo mais, gerando empregos. Tem um setor comercial, uma equipe do jurídico que trabalha muito (risos do Lyon), e também um designer. O que era brincadeira, hoje é o meio de sustento de algumas pessoas.
Algumas vezes sutil, em outras bem polêmico, Lyon certamente já atingiu você nas redes com alguns dos seus memes recheados de muito humor e reivindicações sociais. Através da sua página Pelotas da Depressão.
Em abril de 2019, Lyon foi o convidado especial para a apresentação do humorístico UTC – Ultimate Trocadilho Championship – no Theatro Guarany. O UTC é apresentado pelo elenco do canal Castro Brothers (YouTube).
Da web para as ondas do Rádio
Nascido e criado no bairro Balsa, foi uma longa caminhada da criação e publicação do primeiro meme até a consolidada e reconhecida carreira como comunicador. E se você acha que fazer meme é brincadeira, está enganado. Meme é uma forma reconhecida de comunicação, estudado por mestres nas mais diversas áreas. Além de ser respeitado pelo marketing e também pela publicidade e propaganda.
“É inegável o valor cultural que certos memes possuem, estabelecendo vínculos entre pessoas e criando uma percepção de comunidade: assim, os memes expressam ao mesmo tempo a singularidade e a conectividade de cada pessoa na sociedade do individualismo em rede.” Limor Shifman, Pesquisadora, Professora do Departamento de Comunicação e Jornalismo da Universidade Hebraica de Jerusalém
DEZcontrolados
Mas nem só de imagens que Lyon comunica-se com seu público. Desde junho de 2021 Lyon está no DEZcontrolados, programa de humor da Rádio Dez Fm, atualmente das 12h às 13h, de segunda a sexta. Também fazem parte do time do programa, Aline Miranda e Lara Lago.
Lyon diz que desde criança gostava muito de rádio, inclusive disse que uma de suas brincadeiras favoritas era fingir que tinha um programa.
Em 2021, surgiu a oportunidade de levar ao ar um programa de humor, e assim surgiu o Dezcontrolados, na formação original o programa tinha um elenco diferente, com Dj Jipp como integrante e Aline Miranda (que se mantém nos dias atuais). O programa era semanal, ia ao ar toda sexta-feira às 20h.
Depois de alguns meses, conforme o crescimento do mesmo, o humorístico passou a ser diário. Foi então que surgiu um concurso para um novo integrante, nesse momento é que Lara Lago integra a bancada do programa, por ter sido a vencedora do concurso.
Em junho deste ano, o programa foi apresentado direto da Fenadoce. E o elenco fez uma entrevista com o cantor Vitor Kley em julho.
Pelotas da Depressão
A página nasceu com a proposta de oferecer humor e entretenimento, levados a sério. E a depressão, neste caso, fica somente no nome. Com doses diárias de humor e sarcasmo, Lyon consegue garantir virtualmente boas risadas e sorrisos, lá do outro lado da tela.
Criada no facebook em outubro de 2013. Atualmente a página Pelotas da Depressão ultrapassou a marca de 103 mil curtidas no facebook. Já no Instagram, a página conta com 66.5 mil seguidores.
Leia também: Festival Internacional Sesc de Música 2023 divulga abertura de inscrições
Lockdown – Polêmica Nacional
Uma proposta feita por Lyon em agosto de 2030, gerou um vídeo que rapidamente viralizou na internet. E ganhou grandes proporções, após ser replicado por deputados federais nas redes sociais.
“Eu não achei que a brincadeira tomaria aquela proporção, o que aconteceu foi que uma pessoa desavisada, viu a sirene tocar e pensou que era algo da prefeitura. Essa pessoa postou o vídeo, que em algumas horas já havia sido espalhado pelo país inteiro. Acabei perdendo meu perfil no instagram.” desabafou Lyon.
A @PrefPelotas esclarece que o vídeo que mostra a utilização de uma sirene para alertar sobre o lockdown é uma publicação falsa. Os órgãos de segurança e de fiscalização da cidade NÃO utilizaram esse tipo de equipamento.#PelotasContraOCoronavírus pic.twitter.com/IwOpqdbyVj
— Prefeitura de Pelotas (@PrefPelotas) August 10, 2020
“Na hora que vi que estavam culpando a prefeitura, no mesmo momento resolvi assumir a culpa de tudo. Acho que foi importante para que as pessoas percebessem que nem tudo que está na internet é verdade.”
Na época Lyon fez um post no Instagram, convidando outros moradores a tocar a sirene do filme “Uma noite de crime” às 20h. E muita gente entrou na brincadeira. “Daí uma pessoa desavisada – prefiro acreditar que seja esse o termo correto -, ao ouvir o som, gravou um vídeo dizendo que era toque de recolher feito pela Prefeitura”, contou para o site do G1 em agosto de 2020.
“Algo que era pra ser uma brincadeira boba, acabou se tornando problema para algumas pessoas. Como sempre costumo falar: Eu vou ficando mais velho e meu humor vai mudando junto comigo. Se tu me perguntasse se eu repetiria hoje a brincadeira, a resposta seria não. Foi um aprendizado que ficou pra história.” declara Lyon, finalizando nossa entrevista.
Acompanhe Lyon Dias
Pelotas da Depressão
instagram.com/pelotasdadepressao
facebook.com/pelotasdadepressao
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário