No ano do bicentenário de Liszt, o professor de piano do Conservatório de Música da UFPel Marcelo Cazarré apresentará um recital com três importantes obras deste compositor. A primeira delas, a Sonata em Si Menor, é considerada como uma das obras mais espetaculares de todo o século XIX. Nela o compositor trabalha os temas de forma variada configurando um caracter e uma plasticidade diferente a cada um deles, sem falar sua ligação literária com o Fausto de Goethe.
A segunda peça, O vale de Obermann, retrata uma típica cena suíça baseado na obra de Seannoncourt. Novamente Liszt se põe descritivo porém audaz em suas harmonias, que em diversos momentos se apoderam do modalismo. Na terceira e última obra temos outro vínculo literário, desta vez com a divina comédia de Dante Alighieri. Abrem-se as portas do inferno e surge a Sonata Dante, com temas carcterísticos dos personagens do livro citado.
Este é um recital de homenagens várias, dentre elas o Dia do Músico, 22 de novembro, os 30 anos de estudos dedicados ao piano por Cazarré e os 15 anos do pianista como professor na UFPel.
Quando : DIA 22 DE NOVEMBRO(terça-feira), 20 HORAS.
Onde : Auditório do IAD, rua Alberto Rosa, 62.
ENTRADA FRANCA.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário