Nesta quarta-feira (16/10) acontece no João Gilberto bar, o show do Marquinho Brasil, acompanhado da sua banda e abertura do RS Jazz Trio.
Marquinho Brasil e banda
No João Gilberto Bar
Dia 16 de outubro 21:30
Abertura RS Jazz Trio
Ingressos:
Antecipados 15,00 com CD* na Studio Cds
Na hora 15,00 ou 20,00 com CD*
* os 100 primeiros
Natural de Rio Branco, AC, Marquinho Brasil, depois de passar por Brasília, DF, e Juiz de Fora, MG, há 17 anos vive em Pelotas, RS. O contato com a música começou em família, acompanhando o pai seresteiro desde os sete anos de idade. Aos 16, já em Brasília, os festivais escolares o motivaram a compor e, em 1987, fez seu primeiro show, com sua banda Mir. Em 1988, participou de quatro musicais com o grupo folclórico Novos Baianos, no Teatro Nacional, DF, sob direção de Raimundo dos Santos Filho. Figuram ainda dentre suas mais marcantes apresentações as que fez no Festival Mundial de la Cultura Caribeña, em Cuba, em festivais em Dom Silvério e Goianá, MG e no Festival Nacional de Ilha Solteira, SP. Ao chegar em Pelotas, Marquinho montou espetáculos como Místico — associando a performance musical à expressão corporal —, Algo em comum — show solo de voz e violão — e um show em parceria com Leonardo Oxley no Theatro Sete de Abril. Em 2000 Marquinho Brasil lança o primeiro disco, Andarilho, pelo selo Vozes, contando com músicos como Luke Faro, Jucá de Leon, Luiz Borges e Leonardo Vergara. Neste trabalho, Marquinho expressa em suas melodias a simplicidade dos sentimentos. Real e Abstrato, o segundo disco, é lançado em 2002, de forma independente, contando com a participação dos músicos Leonardo Vergara e Ane Campos. Neste trabalho se faz presente a poesia inspirada na natureza e o tom universal que emana do cantor telúrico. Mestre em capoeira, Marquinho presta tributo à sina do batuque, resistência perante o ódio branco. A sonoridade por conta dos arranjos que exigiram elaboração acuada, apresenta o amadurecimento do músico. O terceiro disco foi lançado em 2005: Estrada. Nele, a identificação de um estilo que caminha do blues ao baião com uma autenticidade nítida. Entre outros músicos que participaram do disco, figuram os nomes de Egbert Parada, Luciano Maia, Alexandre Chagas, Leonardo Oxley e Leonardo Vergara. Atualmente, Marquinho Brasil divulga seu quarto disco, Com as próprias mãos, lançado em novembro de 2010.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.