A estreia do ciclo nas próximas quatro edições contará com produções locais, nacionais e independentes que tratam do contexto histórico de Pelotas e do Rio Grande do Sul, além da importância do legado forte de matriz africana no estado, do movimento hip hop de resistência na periferia de Pelotas e da violenta segregação racial em Brasília.
The BlackCine é uma proposta de exibição de filmes na temática negra seguida de debates, reflexões e trocas de ideias e experiências. A programação, que faz parte da agenda cultural de formação do Centro Cultural Marrabenta, busca apresentar uma grande variedade de produções cinematográficas que fortaleçam o debate e o conhecimento sobre a cultura afro em âmbito local e geral, transcendendo a geografia do espaço e do tempo, buscando aprofundar o interesse, a inclusão e o conhecimento sobre o tema.
O segundo ciclo abre com produções cinematográficas produzidas em Pelotas, que retratam, através do cinema documental, um pouco da icônica história negra da cidade, tanto no tema da construção de matriz africana, passando pelo griô e no movimento hip hop em Pelotas.
Os encontros são todas as quartas-feiras, a partir das 18h, no Centro Cultural Marrabenta (Rua: Alberto Rosa, 302) e a entrada é gratuita.
A noite contará ainda com a participação de diretores e produtores dos filmes exibidos.
BARRO DURO
Direção: Caio Mazzilli
Ano: 2013 – 15:35min
Realizado num bairro afastado e periférico da cidade de Pelotas-RS, bairro criado por negros que não podiam frequentar o mesmo espaço que os brancos e que ali se instalaram para criar suas próprias raízes, lendas e religiões.
DONA SIRLEY A CULTURA E A COSTURA
Direção: Andruz Vianna
Ano: 2013 – 09:45min
Dona Sirley é Griô contadora de histórias e neste Doc se apresenta uma breve descrição do seu trabalho e do que é um Griô.
UMA TARDE NO QUADRADO EM 30 MINUTOS
Direção: Satolep Circus e Paralelo 33
Ano: 2015 – 30:30min
Video-reportagem no Katangas sobre a Virada Cultural, com diversos representantes do movimento hip hop.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário