A atriz Mel Fronckowiak, natural de Pelotas, retorna à terra natal na sexta-feira (1º) para lançar seu primeiro livro, Inclassificável – Memórias da estrada. A sessão de autógrafos ocorrerá na Feira do Livro, no estande da Livraria Mundial.
Em março de 2011, Mel Fronckowiak, 25, viu sua vida mudar completamente. Escolhida entre centenas de candidatas para ser uma das seis integrantes da novela Rebelde, exibida pela Record, a atriz encarou o desafio e se dedicou de corpo e alma ao projeto, que incluía percorrer o Brasil de norte a sul com a turnê musical de RBD. E foi justamente durante essas viagens, em um ônibus todo colorido que chamava atenção por onde passava, que Mel resolveu aproveitar para fazer o que mais gostava: escrever.
O resultado está reunido em Inclassificável – Memórias da estrada (Editora Rubra), lançado em agosto deste ano. O livro conta com o prefácio da atriz e escritora mexicana Dulce Maria e orelha assinada pelo cineasta e poeta Pedro Cezar. Recheado de crônicas e vivências registradas por Mel durante sua passagem por 40 cidades do Brasil (num total aproximado de 70 shows), a publicação foi a forma encontrada pela atriz para expressar todos os sentimentos que surgiam com a nova experiência. “Em cada lugar uma história surpreendente, uma atmosfera nova, um sotaque diferente. Vivemos muitas emoções e a minha forma de lidar com isso foi escrevendo”, conta Mel, que ficou um ano e meio na estrada.
Apaixonada por livros desde pequena – cresceu ouvindo histórias dos pais, dos tios e avós – a guria de Pelotas resolveu levar a sério a resposta que sempre dava quando perguntada o que queria ser quando crescer: escritora. Não à toa, cursou Jornalismo em sua cidade natal, com a ideia de trabalhar com mídia impressa, fez parte de um jornal social e chegou a publicar algumas crônicas no Diário Popular.
Sobre a autora
Mel Fronckowiak atuou como modelo e em 2007 foi eleita Miss Mundo Rio Grande do Sul. A jovem ganhou notoriedade em 2008 quando foi eleita Miss Bumbum em concurso da marca Sloggi, pertencente à Triumph International, na França.
Depois de cursar Teatro, Mel iniciou a carreira na televisão fazendo algumas campanhas publicitárias. Virou garota propaganda de marcas importantes e em 2010 fez uma pequena participação na novela Viver a vida, da TV Globo. No mesmo ano, assinou contrato com a Record e em seguida passou a integrar o elenco de Rebelde, na qual interpretou a personagem bulímica Carla Ferrer. Conta com mais de um milhão de seguidores no twitter e é responsável pelo projeto Caçadora de Palavras, que estimula a produção de poesias entre seus fãs.
Serviço
O quê: atriz e escritora Mel Fronckowiak autografa Inclassificável – Memórias da estrada
Onde: na 41ª Feira do Livro, no Mercado Central
Quando: sexta-feira (1º), às 18h
Fonte: Diário Popular
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.