Encerramento do Moda para tod@s contará com desfile no Shopping Pelotas nesta sexta-feira (16), às 20h.
Será um dia de inclusão no Shopping Pelotas graças ao projeto Moda para Tod@s, promovido pelo curso de Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A proposta levou os acadêmicos do curso a pensarem a moda voltada às pessoas com diversos tipos de deficiências.
O desfile de encerramento da Gincana Moda para Tod@s. Desenvolvido pelo curso de Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o projeto inspirado na realização das Paralímpiadas convocou estudantes de todos os semestres da graduação para pensar e elaborar looks voltados às necessidades dos deficientes físicos. Como orientação, as peças precisam aliar conforto, praticidade, funcionalidade e beleza.
Até o dia 16, os looks que comporão o desfile deverão estar prontos. De acordo com a professora coordenadora da atividade, Ana Luiza Timm Soares, no mínimo seis looks serão apresentados na passarela por pessoas com deficiência. “Alguns grupos têm a intenção de desenvolver mais peças para serem apresentadas, mas vamos aguardar o andamento do trabalho para depois definir o número de roupas que irão compor o desfile”, planeja.
A cada dia, os seis grupos que participam da gincana cumpriram um desafio. O primeiro deles, ocorrido nesta segunda-feira (12), foi a realização de pesquisa de campo e entrevista com o público-alvo para definição do subtema. Nesta terça-feira (13), o desafio foi a entrega da proposta a ser executada.
Nos dias 14 e 15, os acadêmicos confeccionaram o look. No dia 16, a peça deve estar pronta e os grupos ainda ficarão responsáveis pelo deslocamento e preparação do modelo que apresentará a peça no desfile. Cada grupo deverá expor propostas que contemple diferentes tipos de deficiências.
Uma comissão julgadora definirá o melhor trabalho. Os integrantes do grupo vencedor terão dois pontos acrescidos na média final das disciplinas ministradas pelas professoras Ana, Lilian Fetzer e Tereza Duarte. Para a docente, o grande ganho da gincana será o de apontar para a necessidade de se planejar roupas que contemplem além do aspecto estético e também levem em consideração conforto e utilidade.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário