Mostra de Pintura – “ZEN” no João Gilberto bar & Champanharia


João Gilberto bar & Champanharia em seu espaço de artes está apresentando um conjunto de obras de Zezinho dos Santos. São obras em estilo contemporâneo e místico.

Assim Helena Badia escreveu sobre este artista: José Inácio Santos do Nascimento
“Para quem teve, como eu o privilégio de conhecer esta pessoa desde a adolescência, apresentações não se fariam necessárias…Quem, de nossa geração não conheceu o famoso “Zezinho”, do conjunto “Os Santos”?

Zezinho desde sua infância foi um apaixonado pelo mundo das artes, quer pela música como pelo desenho e pintura, onde fez seus primeiros trabalhos com seu tio, Rui Ramos, então, artista plástico. Ao redor da década de 70, no conjunto, onde era guitarrista e vocalista, a concretização de um sonho de infância. A música foi o meio pelo qual desenvolveu não só o profissionalismo desde cedo, mas também tornou possível o livre trânsito por diversas categorias sociais. Ser músico, juntou a profissão com o lazer da juventude, fez muitos amigos, aprendeu a base da estrutura das relações humanas: reconhecimento e afeto!

A música até hoje é parte de sua vida, porém num outro contexto, hoje não é mais um músico profissional, toca para si mesmo e brinda seus amigos quando o visitam.

No mundo das Artes Plástica transita livremente dando formas a sua imaginação prodigiosa, até hoje. Tem feito uma série de esculturas em concreto celular que têm, pelo menos no momento presente, a intenção de homenagear os antigos moradores de seu sítio, as vítimas da escravidão, os negros dos Quilombos. São belíssimas esculturas que traduzem toda uma cultura negra e que integram-se maravilhosamente ao local.

Neste momento voltou um pouco para os pincéis e está desenvolvendo uma série de pinturas chamadas “Mandalas”, que considera como sendo as manifestações da Geometria Sagrada, da essência do que existe na natureza a nossa volta, basta apenas ter olhos para ver tudo que nos rodeia…

Na juventude teve aulas com o grande Nestor Marques Rodrigues (Nesmaro), com Ibrahima Duquia Ribeiro e nutre até hoje um enorme sentimento de gratidão a eles.

Cursou Educação Artística, graduação em Pintura, na UFPEL, fez Mestrado em Florianópolis, na área Educação e Trabalho. Exerceu o Magistério durante muitos anos e lembra com saudade do tempo do CAVG e das pessoas com quem conviveu nesta época, mas, diz que são fases que assim como a do conjunto, terminaram mas fazem parte ativa de seu processo de amadurecimento, como tomada de consciência da própria vida.

Hoje, aposentado, vive num verdadeiro paraíso ecológico que constrói a cada dia, o Trilha Jardim, que espelha muito bem sua filosofia de vida: trabalho e simplicidade como forma de vida plena, amor à natureza, ética nas relações humanas. Tem procurado, na vida simples a maneira de encontrar a felicidade. Considera de suma importância a troca de experiências com seus vizinhos, expõe com muita satisfação seu trabalho à comunidade. Escolheu viver junto à natureza como uma forma de tocar a vida com beleza e se permitir ver o tempo e as coisas simples de uma forma sagrada. Fazer suas próprias coisas, interagir com a natureza organizando jardins, dão uma expressão de vida muito boa, feliz em sua essência. Isto sem falar no quanto esta forma de vida amadurece o olhar para as artes, pois deixamos de lado os conceitos dos princípios estéticos para observar o mundo imensamente rico que nos cerca.

Zezinho continua aberto a re-encontrar seus velhos amigos, a receber quem queira conhecer a ele, seu trabalho, seu espaço ecológico…enfim considera essencial essa possibilidade de trocas entre as pessoas,considerando isto como sendo a essência da vida!

Obrigada ,meu particular amigo, por ter aberto não só a tua casa mas também este coração enorme para nos receber!” (Helena Badia)

EXPOSIÇÃO: Mostra de Pintura – “ZEN”
VISITAÇÃO: de 15/09 a 12/10 – de terça a sábado a partir das 16h
LOCAL: João Gilberto bar & Champanharia
Rua Gonçalves Chaves, 430 – fone: 3026 2140

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*