A “Noche de la Nostalgia” acontece no Uruguay todo o dia 24 de agosto, desde 1978. Ela teve origem quando os proprietários da emissora Rádio Mundial organizaram um baile de músicas antigas, para relembrar os anos 60, “Old Hits”, também conhecido como antigos sucessos e foi seguida pelo DJ Pablo Lecueder que passou a repetí-la na antiga boate Zum-Zum.
Desde então nunca deixou-se de comemorá-la no Uruguay, ainda mais que no dia seguinte do dia 24 de agosto é Feriado Nacional, dia da Independência do país(25.08).
Nessa noite, os locais para dançar, as rádios e outros espetáculos somente tocam “música nostálgica”. Isto resume em certa medida o espírito desta noite: é uma noite festiva, para aqueles que proclamam que todo o tempo passado foi melhor, uma nostalgia tão natural ao povo uruguayo, que recorda a todo o tempo… Então, é quando as pessoas vestem suas melhores roupas e saem das suas casas dispostas a adentrar o universo do tempo do qual sentem falta, das canções que há muito não escutam… E não há hora para voltar para casa! Se dança, se anda pelas ruas cantando…
A ideia desta noite foi tão inovadora que tem rendido os melhores frutos econômicos para o país. Todas as discotecas, hoteis, restaurantes, cafeterias, clubes, teatros, enfim, não há lugar que não esteja lotado neste dia! As pessoas saem de casa destinadas à boemia e a “rememorar”! A Noite da Nostalgia” tornou-se atração turística e ninguém imaginou que esta noite se repetiria por tantos e tantos anos transformando-se num folclore uruguaio, há mais de 30 anos!!
Hoje em dia se agregam aos Hits da “noche” novidades como: Salsa, Rock, Cumbia, Lambada, Disco, Slow, Mamba… e mais.
E é neste clima e festividades, amizade e comfraternização que o Mercado del Puerto “invitou” dois grupos pelotenses para plantarem esta sementinha também na nossa cidade!
Camerata Novitango e Xana Gallo, no dia 24 de agosto (exata data da comemoração Uruguaia), levarão à Parrillada Mercado Del Puerto Mercedes Sosa, Gardel, Piazola, Violeta Parra e também o Samba de Noel Rosa, de Cartola, Lupicínio, Pixinguinha, e a Bossa de Vinicius de Moraes, Tom e Chico, em um espírito de alegria, troca e boas recordações!!
Grupo Camerata Novitango: Angela Pachon (voz), Laira Campos (piano), Renan Leme (violino), Possidonio tavares (bandoneon)
Xana Gallo: Xana Gallo (voz), Renato Popó (bateria), Jucá de León (percussão), Paulo Lima (contrabaixo), Possidonio Tavares (violão 7 cordas)
Data: 24.08.12
Hora: 21h
Local: Rua Rafael Pinto Bandeira, 1889.
R$ 20,00
Reserva de mesas:32220686
Xana Gallo – Xana Gallo, 27 anos, tem destacada presença nos palcos pelotenses, sempre alinhada com o samba, a Música Brasileira e a recuperação da memória musical. Já estrelou espetáculos que homenagearam Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Chico Buarque, Cartola e que homenagearam grandes compositores do samba, tais como Noel Rosa, Dona Ivonne Lara e Pixinguinha. Xana Gallo apresentou-se em diversas cidades gaúchas e gravou CD independente em 2004, 2006 e 2009, no intuito de levar o seu trabalho às demais regiões.
Desde 2005 participara de shows coletivos em homenagens a compositores. Ainda em 2005 acompanhou o pianista pelotense radicado em Portugal Giovani Goulart em alguns shows durante sua vinda à cidade, como cantora de Bossa e Jazz. Durante 2006 apresentou-se em casas noturnas de Pelotas e fez participações especiais em shows de amigos. Em 2007, aos 21 anos, foi convidada pela Secretaria Municipal de Cultura a participar do show “Mulheres que cantam e encantam” ao lado de Giamarê, Dona Amélia do Bandoneon, Ana Mascarenhas, Luciane Casaretto, Cristina Carraro e Sônia Porto. Foi em 2007 que estreou seu primeiro espetáculo solo, no Theatro Sete de Abril, – “E por falar em saudade… – homenagem a Vinicius de Moraes”, retornando ao mesmo palco com uma nova proposta em 2008 – “Não deixe o samba morrer – Homenagem aos grandes sambistas”. No ano de 2009 dedicou-se a um projeto de maior amplitude – “Cartola, as rosas não falam”. O espetáculo teve estreia na Consagrada Festa Da DJ Helô e reprise no Bar Liberdade. Contando com a direção cênica de Laís Hallal, cenário de Zao Figueiredo e iluminação de Bathista Freire, foi levado a algumas cidades do Rio Grande do Sul e ainda está sendo encaminhado como projeto em execução. No ano de 2010 estreou em Porto Alegre no Teatro Renascença com o show “Cartola, bate outra vez”. Neste mesmo ano fez a sua primeira apresentação internacional com espetáculo de samba no Festival da Música Popular Brasileira, em Montevidéo, cidade para a qual retornou em 2011 com contrato de dois shows e em 2012 como convidada a cantar em um espetáculo em homenagem a Elis Regina, em participação no show da cantora uruguaia Mariana Moraes. No início de 2012 foi convidada a participar de espetáculo de Jazz no Festival SESC Internacional de Música em Pelotas, lançou a proposta de “pré-carnaval no Bar Liberdade” com o show “Ensaiei meu samba o ano inteiro” com o qual viajou para algumas cidades do Rio grande do Sul, incluindo participação no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Fez show no Encontro Nacional das Mulheres da MPB, em Pelotas e mais uma vez foi convidada a cantar em um Tributo à Elis Regina, ao lado de mais quatro cantoras pelotenses da atualidade. Em abril, fez uma nova abertura de uma festa da Helô: “A Bênção, Vinicius!”. E por falar em saudade, onde anda você… Não adianta, o coração fala mais alto… foi com Vinicius que tudo começou!
Atualmente Xana Gallo vem trabalhando no resgate da memória da música regional como base na construção de seu primeiro CD inédito e também autoral.
Camerata Novitango é um grupo com repertório voltado para o tango e canções do folclore latino americano.
Atuando com destaque na cidade de Pelotas, desde sua formação em 2008, o Camerata Novitango é tido por muitos como uma promissora proposta musical. A formação tipicamente tangueira: voz, bandoneon, violino e piano, o instrumental de qualidade e as belas performances cantadas são atributos que fazem o Camerata extrair aplausos dos mais diversos públicos.
Formado por Angela Pachon (canto), Laira Campos (piano), Possidonio Tavares (bandoneon/violão) e Renan Leme (violino), o grupo reúne a qualidade de artistas de diferentes formações, do estado e país. Angela é mezzo soprano e solista destacada de espetáculos da Sociedade Música pela Música. Laira é bacharel em piano e ex-integrante de formações tangueiras reconhecidas como Libertango. Possidonio, multi- instrumentista reconhecido da cidade por arranjos memoráveis em diferentes gêneros. Renan Leme, natural de São Paulo, bacharelando em violino pela UFPel e ex aluno do professor e primeiro violino da Osesp Paulo Galligoupolos.
Os músicos, unem sua técnica musical ao universo popular rio platense, dando roupagem própria a tangos, valsas portenhas, milongas e canções latino americanas sob os arranjos de Tavares.
Neste espetáculo, novas composições do grupo e novas performances serão apresentadas. Canções memoráveis e pérolas do repertório tangueiro como Adios Nonino e El dia que me quieras prometem emocionar o público presente!
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.