Noite da Criação no II Seminário Nacional de Estudos da Literatura em Pelotas


Éneias Tavares, Deco Rodrigues, Jorge Braga, Pablo Rodrigues e Nauro Júnior são os autores confirmados para a Noite da Criação, na madrugada do dia 13 para o dia 14 de novembro, durante o II Seminário Nacional de Estudos da Literatura em Pelotas.

Promovido pelos Grupos de Pesquisa CNPq “Arquivos, fontes primárias e periódicos” (FURG) e “ICARO” (UFPel), o II Seminário Nacional de Estudos da Literatura em Pelotas tem como objetivo reunir pesquisadores envolvidos em estudos sobre os processos de criação literária e de contribuir com a divulgação e a pesquisa referentes à literatura produzida na cidade de Pelotas/RS.

Em sua primeira edição, em 2012, com o tema “Pelotas: da formação à contemporaneidade”, o evento teve por intento proporcionar um espaço de divulgação e de troca de informações da comunidade presente sobre autores, obras, histórias e memórias que deram suporte ao desenvolvimento cultural e intelectual da cidade de Pelotas, que naquele ano completava seus 200 anos.

A segunda edição, com o tema “Tramando histórias, tecendo mundos: os processos de criação na literatura”, pretende, além de dar sequência à divulgação, ao estudo e à pesquisa de temas relacionados à Literatura em Pelotas: seus autores, obras, associações, instituições de pesquisa e ensino, mercado editorial entre outros, também propor um momento de reflexão sobre os diversos processos de criação literária.

Tendo em vista a importância da relação autor-público, esta edição do Seminário propõe uma atividade especial, “A Noite da Criação”, uma espécie de laboratório de escrita no qual sete escritores pelotenses serão isolados em espaço comum e desafiados a produzir um texto criativo ao longo da madrugada.

A programação desta atividade prevê a apresentação dos autores ao público do Seminário na noite do dia 13 de novembro, a produção ao longo da madrugada e um bate-papo sobre a experiência na manhã seguinte.

Esta atividade foi pensada com base em outras similares, já realizadas em cidades como Santa Maria e Porto Alegre, e segue uma tradição que remonta a 1816.

Nos dias 4 e 5 de maio de 2014, em Santa Maria/RS, um grupo de escritores, coordenado pelo professor e escritor Andre Zanki Cordenonsi, passou uma noite isolado em uma livraria com o objetivo de produzir, cada um, um conto de suspense e terror.

“Uma Noite Alucinante”, como foi intitulado o evento, teve franca inspiração em “Tu, Frankenstein 2!”, que teve a frente de sua organização o escritor Duda Falcão e, como parte da programação da Feira do Livro de Porto Alegre de 2013, reuniu autores nacionais e estrangeiros na Biblioteca Pública da cidade, os quais, enclausurados, passaram a madrugada escrevendo contos sobre literatura fantástica e policial.

Também em Portugal houve uma experiência semelhante, porém com caráter de concurso literário, de modo que os autores inscreviam-se para participar.

Esta última experiência, intitulada “A Noite de Lorde Byron”, faz referência direta à proposta original: o desafio lançado por Lord Byron em 1816 a um grupo de amigos, que tendo ficado presos em sua casa de campo devido a uma chuva intensa, propôs-se a escrever, ao longo daquela madrugada, um conto aterrorizante. Foi nesta ocasião que Mary Shelley escreveu “Frankenstein – O Moderno Prometheu”, um dos maiores clássicos da literatura de terror.

Sem a pretensão de alcançar o efeito de terror e suspense de “Frankestein”, A Noite da Criação pretende isolar, por uma noite, um grupo de escritores pelotenses e propor-lhes o desafio de escrever sobre seu próprio processo criativo, suas concepções de criação, de obra de arte, seus desafios, técnicas, inspirações, relação com a tradição, com os leitores, enfim, refletir sobre a poética do processo criativo.

Programação

Dia 13 de novembro
21h – Apresentação da atividade e do grupo de autores
22h30 – Isolamento
Madrugada – Produção dos textos criativos

Dia 14 de novembro
8h – Mesa-redonda: O processo de criação na literatura (comentários sobre a experiência vivenciada e leitura de um dos textos)
Sessão de autógrafos coletiva

Autores confirmados:
Éneias Tavares
Deco Rodrigues
Jorge Braga
Pablo Rodrigues
Nauro Júnior

II Seminário Nacional de Estudos da Literatura em Pelotas no Facebook.