Noite do Uruguay no Instituto João S.L. Neto


Nesta quinta-feira, dia 12 de novembro, o Instituto João Simões Lopes lyNeto abre suas portas para o Uruguay. No clima que vem tomando a cidade desde a feira do livro e sua homenagem a Benedetti, a Casa de Simões recebe o músico Lyber Bermudez e sua arte que toca na atmosfera latina que perpassa a alma dos habitantes do Sul. Na mesma noite o público pelotense poderá conhecer a edição uruguaia das Lendas do Sul, de João Simões Lopes Neto.
A apresentação do intérprete, compositor e percussionista uruguaio faz parte do projeto Música na Casa do Capitão, na qual contará com o acompanhamento do maestro Possidônio Tavares e de Fabrício Moura, aos violões.Detentor de perfeito domínio em todos os instrumentos de percussão, revelando destacada versatilidade e inigualável musicalidade e expressão, Lyber consegue aliar seu talento com perfeita técnica vocal, principalmente, pela originalidade ao interpretar temas em sua língua nativa: o espanhol. Radicado há quase 12 anos em Pelotas, sua carreira como solista transita em perfeita harmonia com o trabalho como instrumentista, atuando em vários grupos de estilos musicais diversos. Seu primeiro CD solo Latinamente, é executado nas principais emissoras do Uruguai. O segundo disco já está em fase de gravações.
A obra do artista pode ser conferida no site: www.myspace.com/lyberbermudez

LEYENDAS DEL SUR

Nesta me1891sma noite de  quinta feira, o Instituto apresenta ao seu público a tradução para o espanhol das “Lendas do Sul”. “Leyendas del Sur” foi lançado, no Instituto de Cultura Uruguayo-Brasileño. A ação foi fruto de uma parceria entre o Instituto Uruguaio e o Instituto João Simões Lopes Neto, em Pelotas e vai ao encontro do principal objetivo do Instituto: A divulgação, promoção e preservação do legado de Simões.
As publicações já nasceram sendo procuradas por colecionadores e apaixonado pela obra de Simões, afinal ela além de ser um fato inédito para as lendas do Sul no Uruguay, traz também um extenso prólogo escrito pelo professor uruguaio, Walter Rela. O texto apresenta caminhos indispensáveis para quem pretende se aventurar no interminável mundo das letras simoneanas.

O Instituto João Simões Lopes Neto tem implementado uma série de ações que promovem o universo da obra de Simões assim como suas milhares de conexões possíveis com outras linguagens. A casa é hoje também uma referência como espaço cultural na cidade, na região e no estado e durante o ano de 2009 tem alargado suas ações para toda a região, através de seu trabalho com escolas, professores e prefeituras e agora extrapola as fronteiras levando João Simões Lopes Neto e suas criaturas a pagos cada vez mais distantes.

O quê: Noite do Uruguay no Instituto João Simões Lopes Neto

Onde : Instituto João Simões Lopes Neto

Quando : Dia 12 de Novembro às 20:30

Ingressos : No Local a R$ 10,00 com desconto para estudantes e aposentados
Igor Simões
Ator, Licenciado em Artes Visuais
Mestre em Educação/ UFPel
Cel: (53)8138-0430

Foto I: Mara Braga
Foto II: Divulgação