Pelotas inaugura Centro Cultural Brasil-Moçambique ‘Marrabenta’


O centro de cultura Afro brasileira, (conexão Brasil-moçambique) é um espaço representativo das culturas e tradições africanas radicadas no Brasil (em especial no tocante às do sul do Brasil) em intersecção com a ontologia africana oriunda do berço da humanidade, o continente africano (em cotejo com a cultura ancestral dos povos Banto, Zulu, Xhosa etc.).

O projeto foi idealizado pela Frente Negras Pelotense e pelo Coletivo Horto do Capiroto; Isso em uma aliança institucional mais saliente com Moçambique, já que o ministério da cultura do país se mostrou afável em fortificar o projeto, e com o tempo irá mandar representantes diplomáticos para se congregarem ao mesmo. Todavia o centro não se restringirá apenas a este país, estendendo o diálogo para diversos países que tem seus concidadãos aqui: seja com os intercambistas da áfrica portuguesa (angola, cabo verde, Guiné- Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe), seja com os viajantes vendedores de artesanato e outras mercadorias (senegaleses, nigerianos, haitianos etc.), enfim, com a comunidade negra pelotense, que construiu essa cidade, e que mesmo tendo uma das maiores populações negras do estado, parece tão embranquecida devido aos poucos espaços de resistência e representação que possui.

A casa se propõe como um ponto de convergência, resistência, formação e luta das causas do movimento negro, no tocante a luta por direitos, no combate ao racismo e toda e qualquer forma de descriminação e opressão racial, na auto-afirmação do ser/estar da ontologia negra; assim também como um local de encontro e confraternização livre do público simpatizante ao espaço. E essa interpelação de ideias se dará de diversas formas que serão implementadas em formas de projetos que serão desenvolvidos após a inauguração do espaço.

INAUGURAÇÃO
A inauguração do espaço, contará com a presença de diversas lideranças dos movimentos negros a nível local, nacional e internacional. Será oferecido um banquete de frutas e sucos naturais, a guisa das tradicionais confraternizações afrocêntricas. Ocorrerão apresentações artísticas musicais (de artistas representativos locais e internacionais) , e uma vídeo conferência de apresentação, com os organizadores de moçambique que estão a caminho do Brasil.

Inauguração do Centro Cultural Brasil-Moçambique ‘Marrabenta’
Quando? 21 de março – segunda-feira
Onde? Rua Coronel Alberto Rosa, 302 (esquina 3 de Maio, antigo Diabluras)
Entrada Franca
Evento no facebook

856959_1570494829943855_7965443769321964977_o

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*