O projeto Nus – Cinema, vem como uma das ações do NuS – Núcleo de Sexualidades – e tem por objetivo proporcionar a comunidade pelotense, um cineclube onde serão abordados filmes com temática de sexualidades e conflitos sociais, seguidos por uma conversa entre os participantes.
O NuS – Núcleo de Sexualidades – foi fundado em março por estudantes provenientes de diversos cursos da UFPel, UCPel e Anhanguera, bem como cidadãos da comunidade. O objetivo do Núcleo é o de discutir textos ligados a questão das sexualidades e, posteriormente, propor ações estratégicas nos bairros, associações e escolas de Pelotas e da zonas rurais.
Pão e Rosas
O primeiro filme do projeto será “Pão e Rosas”, do diretor britânico Ken Loach. O longa é ambientado em Los Angeles. É lá, na terra das estrelas de cinema, de Beverly Hills, que vamos ver a luta de classes em sua forma mais crua, na exploração dos imigrantes, na deterioração das relações familiares e, finalmente na opressão à classe trabalhadora, e sua luta por melhores condições de vida e pelo direito à organização.
A trama principal se desenvolve com a mexicana Maya e o ativista Sam. Maya é firme, inteligente e extremamente alegre, seu tratamento, como personagem, difere completamente do dado a latinos ou a “mocinhas”.
Os dramas apresentados também diferem bastante dos costumeiros blockbusters, neste caso a ação e os conflitos giram em torno dos riscos, de extradições, de violência policial, de demissão, os gestos extremos de solidariedade, ao ponto do roubo e da prostituição.
Nus – Cinema
Filme: Pão e Rosas
Dia: 10/04/2010
Horário: 17h
Local: CAFV – Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito. Porão da faculdade de direito da UFPEL, com entrada pela Félix da Cunha.
Entrada Franca
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.