Projeto Ponto a Punto realiza show e gravação


pp4O projeto Ponto a Punto surge no processo de fortalecimento e atenção às políticas públicas culturais para zonas de fronteira. Neste ínterim, a Universidade Federal de Pelotas, através de sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), com recursos oriundos do Governo Federal, traz músicos residentes de cinco países sul-americanos com intuito de expandir a troca de saberes e culturas, gerando uma experiência inédita e inovadora.

No próximo sábado (21), o Projeto Ponto a Punto realizará um show às 19h no Espaço Cultural da Universidade Federal de Pelotas, na rua Benjamin Constant nº 1071. Nessa apresentação ocorrerá a gravação do CD ao vivo do quinteto.

pp2Como funciona

Neste primeiro passo, cinco músicos da Colômbia, Argentina, Uruguai, Peru e Chile realizam residência artística em Pelotas/RS/Brasil, onde têm um convívio intenso com segmentos, vertentes, coletivos, Pontos de Cultura e agentes culturais, realizando intensa troca de matizes, influências, técnicas e vivências. Mais que alimentar, estes músicos residentes também se alimentam, bebem da rica fonte da cena cultural pelotense, tocam, cantam e se mesclam entre os movimentos, as expressões e as atividades, buscando um diálogo colaborativo entre professores, produtores e intelectuais deste setor.

Utilizando as residências criativas como fundamento norteador, esta iniciativa tem como intuito envolver os alunos e a comunidade em um processo de formação integral, tendo como princípio metodológico a troca de experiências entre profissionais e jovens realizadores dos países participantes. Temas como o mercado da música, assim como suas formas de produção e difusão, as novas mídias e tecnologias, os ritmos, as influências, as latinidades, se encontrando e gerando um substrato de igualdade, fraternidade e união entre culturas.

pp3Registro

Então, desta primeira etapa surge uma compilação baseada num site, um amplo registro vídeo e fotográfico, uma comunicação efetiva nas redes sociais, a gravação de um CD ao vivo e muito conteúdo imediato de publicação espontânea das atividades onde se fez presente o quinteto Ponto a Punto. A partir de agora, este registro também se torna elemento norteador e direcionador do prosseguimento desta ação, desenvolvida a muitas mãos e dois idiomas, que veio para trazer os irmãos sul-americanos a um belíssimo e intenso convívio cultural e, tão importante quanto, levar o Brasil além-fonteiras, pois esta latinidade é nossa, de todos nós, e somos, em essência, uma única história da qual, como agentes positivos, potencializamos ser o centro.

Mais informações podem ser encontradas no site. Confira também o canal no Youtube e a página no Facebook.

Fonte: Ponto a Punto