Quinteto Guitarreria no Sete ao Entardecer em Pelotas


Na próxima segunda-feira, dia 23 de julho, acontece mais uma edição do Sete ao Entardecer, neste dia com o Quinteto Guitarreria. O grupo vem atuando na música instrumental vinculado à Universidade Federal de Pelotas (CA-PREC-UEPel), em forma de projeto de extensão. Integram o grupo os músicos: Davi Hackbart Covalesky (violão/ guitarra semi-acústica), João Alexandre Straub Gomes (violão), Mauricio Mendonça (violão), Maithan Timm Knabach (violão de sete cordas), Dionísio de Lemos Souza (contrabaixo elétrico), além da direção artística do professor Thiago Colombo de Freitas.

Em seu espetáculo, apresenta arranjos novos de algumas músicas bastante conhecidas do cancioneiro popular brasileiro e latino-americano, nos quais são exploradas diversas concepções: desde a convencional transcrição, quando a música é apenas “traduzida” para a formação instrumental em questão, até ousadas misturas de candombes, tangos, milongas, rancheiras, choros, harmonia simples e sofisticadas, contrapontos, percussões e o que mais a criatividade permitir, indo ao extremo de suscitar dúvida quanto à autoria da obra.

Um repertório que resulta, pode-se dizer, da posição geográfica do grupo, explicitando fortes influências da música regionalista gaúcha e brasileira, além de evidenciar a proximidade e parentesco musical com o Uruguai e a Argentina. Caracteriza-se, também, por não possuir prazo de validade; prova disto é a presença de músicas quase centenárias com La Cumparsita, Mate Amargo e Apanhei-te Cavaquinho.

Não tão antigas, porém destinadas à posteridade são Tocando em Frente, Amanheceu, Sétima do Pontal e Milonga para as Missões; além da Suíte Guitarreria composta especialmente para o grupo por Thiago Colombo de Freitas, obra esta que possui quatro movimentos, com inspiração em locais, pessoas e características de Pelotas e região.

Fonte: Theatro Sete de Abril

NA PRÓXIMA SEMANA: ALUISIO ROCKEMBACH (instrumental)