Quinteto Persch apresenta Concerto lançamento CD Brasileiríssimo em Porto Alegre


Foto: Doc Photos

Este terceiro CD do Quinteto Persch inclui obras de cinco compositores brasileiros: Toninho Ferraguti, Radamés Gnattali, Guerra-Peixe, Ernani Aguiar e Villa-Lobos. O repertório foi, cuidadosamente, transcrito para quinteto, mantendo as texturas originais e enriquecendo o conteúdo expressivo de cada obra com as sutilezas e peculiaridades das sonoridades do acordeom.

QUINTETO PERSCH

Foto: Doc Photos

Fundado em 1999, o Quinteto Persch é um dos poucos grupos de câmara no Brasil com atividade contínua por mais de 15 anos; talvez seja o único no Rio Grande do Sul. A continuidade desse quinteto de acordeons deve-se a diversos fatores, destacando a liderança do professor Adriano Persch e a paixão dos integrantes pela música e pelo acordeom. O aprimoramento técnico, a pesquisa pelo repertório e o investimento nos melhores instrumentos de fabricação italiana são partes essenciais da vida dos músicos que integram este quinteto.

A fascinação pela sonoridade do acordeom é uma realidade na música atual. Universidades e escolas de música de países como Alemanha, Espanha, Itália, Rússia implantaram programas de graduação, mestrado e doutorado em acordeom. Esse fato foi impulsionado, principalmente, pela qualidade técnica e musical de acordeonistas do leste europeu que tivemos a oportunidade de ouvir a partir das últimas décadas de século XX. A escola russa de acordeom surpreendeu o mundo musical, estimulando a criatividade de compositores e de intérpretes que têm conquistado ouvintes pela beleza e pelo conteúdo expressivo que as infinitas sonoridades desse instrumento pode gerar.

No Brasil, o Quinteto Persch vem conquistando ouvintes e reconhecimento institucional, contribuindo para a inclusão do acordeom em prestigiadas salas de concerto. Recebeu o Prêmio Funarte de Música Clássica, em 2010, para a realização de turnê na região nordeste do Brasil e participou da 3ª Feira Música Brasil em Belo Horizonte, também com o apoio da Funarte. Tem sido selecionado, por meio de editais, para a realização de concertos em Teatros da Caixa Econômica Federal e do BNDES. Recebeu o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos, em 2012 e 2014, para a realização de concertos em escolas públicas. Participou do Programa de Intercâmbio do Ministério da Cultura, realizando concertos e oficinas nas cidades de Salto e Montevidéu, Uruguai.

Dia: 22 de março 2015
Ensaio Aberto: 16h30
Concerto: 18h
Local: Centro Cultural 25 de Julho
Rua Germano Petersen Junior, 250, Porto Alegre – RS
Entrada Franca

“Parabenizo o Quinteto Persch pela produção e publicação de mais um CD e pela continuada evolução técnica e musical nestes 15 anos de existência. Espero que este trabalho sirva de inspiração para compositores criativos e que o próximo inclua obras escritas originalmente para quinteto de acordeons”.
Maestro Antônio Carlos Borges-Cunha
Acordeonista, compositor e regente de orquestra

Fonte: