A partir das 15h da próxima quarta (21) os pelotenses poderão contar com um novo espaço dedicado simultaneamente a vários segmentos artísticos. Música, moda, cinema, fotografia, pintura e desenho serão o centro das atenções dos idealizadores do projeto. Ainda na lista de serviços do Coletivo, e ocupando lugar de destaque, estão uma lanchonete e um calendário cheio de oficinas e cursos, tudo em uma localização privilegiada: Tiradentes, 2332 – entre as ruas Santa Cruz e Gonçalves Chaves.
Uma das principais notícias para os músicos é que a casa conta com um espaço para ensaio, gravação e produção musical. O Munaya Estúdio – que poderá recepcionar a galera na próxima segunda-feira (26) -, promete atenção especial para as bandas de rock. Depois dos ensaios, o diferencial do coletivo será poder atender as bandas no ambiente da lanchonete. O local deverá se fixar com um ponto de encontro entre artistas, garantindo inspiração por todo canto. Nas paredes, exposições contínuas de pintura, desenho e fotografia; nas mesas, um rango de qualidade e cerveja gelada com preço justo.
O Coletivo Munaya já vem se aproximando do público desde a semana passada. Servindo de sede para parte da agenda do Grito Rock, a casa abriu as portas para uma Jam comandada pelo rapper Zudzilla Luz e para a exibição de um documentário acerca do projeto do músico Gagui IDV. O cinema também teve sua estréia, com a exibição do longa metragem Bollywood Dreams, apresentado pelo Compacto Cine.
Para o calendário de inauguração nesta semana o coletivo preparou 3 dias de intensa atividade. Na quarta, dia 21, a programação começa com uma oficina de produção musical voltada para iniciantes, às 17h. Na seqüência, às 19h, rola um ensaio aberto com a banda Postmortem: os músicos vão para o estúdio, enquanto duas câmeras enviam as imagens para exibição ao público na lanchonete.
Na quinta-feira, a música se abraça na moda e na costura para explorar outros espaços da casa. Às 18h, iniciam as oficinas de toyart e casquetes preparadas pelas artistas Roberta Benevit e Jéssica Coqueiro. Mais tarde, a partir das 20h, rola o desfile de lançamento da marca Estilo Munaya, com peças desenhadas e confeccionadas pela estudante de moda Sinara Siqueira. E durante toda a programação do dia o som fica por conta do DJ Paulo Momento, idealizador e produtor da maior festa underground de Pelotas: a Dark City, que em abril terá a edição especial de 10 anos e contará a participação do Coletivo Munaya como apoiador.
Já na sexta-feira será a vez do cinema, com exibição de curtas, a partir das 19 horas, em sessão comandada pelo Sotaque Coletivo. Após, os “cinqüenta melhores minutos de 2011” vão ser projetados no pátio da casa, anexo à lanchonete. A sessão exibe os vídeos eleitos pela comissão organizadora do Festival Minuto.
Serviço:
O Coletivo Munaya funcionará de segunda a sábado, a partir das 8h da manhã, com atendimento no Munaya Estúdio e no ateliê Estilo Munaya. A sessão cultural abre sempre às 15h, juntamente com a lanchonete.
Confira a programação completa:
Quarta-feira, dia 21 de março:
17h – Oficina de produção musical para iniciantes
Ministrante: Bruno Añaña
19h – Ensaio aberto com a banda Postmortem
Quinta-feira, dia 22 de março:
18h – Oficina de casquetes e toyart
Ministrantes: Roberta Benevit e Jéssica Coqueiro
20h – Desfile de lançamento da marca Estilo Munaya
Sexta-feira, dia 23 de março:
19h – Exibição de curtas pelo Sotaque Coletivo
Após, os “cinqüenta melhores minutos de 2011”
O quê: inauguração do Coletivo Munaya
Onde: Rua Tiradentes, 2332 – entre Santa Cruz e Gonçalves Chaves
Todos eventos da semana entrada franca
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.