Recital com o Violonista Fernando Graciola em Pelotas


Através de uma parceria entre os cursos de música da UFSM e UFPel, teremos nesse sábado dia 19, as 18h no Conservatório de Música da UFPel, um recital com o violonista Fernando Graciola, formando no bacharelado em violão na UFSM! No programa, Fernando Sor (Gran Solo), Lennox Berkeley (Sonatina op.51), Belinatti(Jongo), Guinga (Cheio de dedos, Melodia branca e Di menor) além de música Argentina, país em que realizou recente intercâmbio! Tango, Zamba, Chamamé e Milonga representados por Astor Piazzolla, Tránsito Cocomarola e Ernesto Mendez e Carlos Moscardini !

Fernando Graciola iniciou sua trajetória de forma autodidata, incentivado pela família, acompanhando intérpretes e declamadores em rodeios pelo Estado do Rio Grande do Sul. Participou de forma destacada, em 2004, da gravação do CD “Meu Terrunho”, do declamador Valdemar Camargo, assinando a produção musical, os arranjos e a execução da trilha sonora dos poemas.

Nos anos de 2005 e 2007, sagrou-se campeão da modalidade violão do ENART – Encontro de Arte e Cultura Gaúcha, promovido pelo MTG-RS. Em 2006, com a composição “Vou Embora”, em parceria com o poeta Moisés Silveira de Menezes, conquistou o 3º lugar no Canto da Lagoa de Encantado-RS, festival nacional de música popular. No ano de 2007, importa frisar a participação como arranjador, violonista e compositor em várias faixas do CD “Brasilheiras”, do acordeonista Maurício Horn, com quem atua regularmente e com o qual já se apresentou em importantes palcos do Estado, como Casa de Cultura Mário Quintana, Theatro São Pedro e Santander Cultural.

Em 2008 e 2010, produziu o espetáculo “Bossa iNOVA”, apresentado respectivamente no Teatro Caixa Preta (UFSM) e no Theatro Treze de Maio – ambos na cidade de Santa Maria. Na ocasião atuou como violonista e arranjador. Já participou de festivais com os músicos/professores Aliéksey Vianna, Marcus Tardelli, Paulo Aragão, Fábio Adour, Néstor Ausqui, Thiago Colombo, entre outros.

Atualmente, é acadêmico do curso de Violão na Universidade Federal de Santa Maria orientado pelos professores Marcos K. Corrêa e Maurício Mendonça. No primeiro semestre de 2011, realizou intercâmbio cultural na UNL (Universidad Nacional del Litoral) em Santa Fé, Argentina.

Integra o “Duo BALANCIM”, juntamente com o clarinetista Luís Antônio da Silva, desenvolvendo um repertório de Música Brasileira e Música Latinomericana. O duo apresentou-se em importantes palcos do RS como o Theatro Treze de Maio, em Santa Maria, e a Casa das Artes, em Bento Gonçalves. Paralelamente realiza gravações, trabalha com grupos de dança folclórica gaúcha e atua como professor de música.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*