Caminho dos Faróis – turismo contemplativo como meio de preservação ambiental.
Em 2017, o Rio Grande do Sul passa a ter uma nova opção de trilha ecológica já no primeiro semestre. O “Caminho dos Faróis”apresenta um formato inédito de turismo com caminhadas meditativas ecologicamente ativas àqueles que buscam paz espiritual na integração com a natureza. O roteiro de 190 km, percorrido em 8 dias com aproximadamente 25 km por dia, inicia na localidade da Capilha, Rio Grande (RS), margeia a estação ecológica do Taim até o litoral pela estrada da Serraria, segue pela orla marítima até o balneário da Barra do Chuí, em Santa Vitória do Palmar (RS).
O “Caminho dos Faróis” representa uma evolução do primeiro projeto criado pelo odontólogo gaúcho Fernando Pereira de Souza Neto, que idealizou, investiu e transformou em realidade o roteiro da “Travessia da Maior Praia do Mundo”, que já existe há 3 anos e está em sua 10ª edição, atraindo pessoas de todo o país. Fernando teve seus objetivos de vida transformados após peregrinar sozinho 220km de praia deserta entre o Cassino e a Barra do Chuí, quando o “caminho” foi tão positivo e transformador que decidiu encontrar uma forma de dividir esta experiência com mais pessoas.
Este novo roteiro – “Caminho dos Faróis” – surge também como um resgate histórico-cultural pela existência de vários pontos de interesse arqueológicos, como naufrágios históricos, antigas igrejas, antigos faróis, sítios paleontológicos e os “concheiros”, que são extensões de praia cobertas por uma espessa camada de conchas fósseis. A programação para 2017 será divulgada em breve, e tem características únicas, diferentes de outros roteiros já existentes no Brasil e no mundo. Esta é uma nova opção dirigida não somente aquelas pessoas que possuem um excelente preparo físico – como se exige em outros trajetos de trilhas de aventuras já existentes – mas também proporcionará experiências inesquecíveis junto a uma natureza ainda pouco explorada.
2017 – Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento
Recentemente, a ONU declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, e o percurso do “Caminho dos Faróis” oferece uma rotina que contempla a flora e fauna de uma localidade ainda pouco conhecida no mundo. Na medida em que oportunizada aos participantes a realização voluntária de atividades de coleta do lixo da praia, e outras ações que contribuam com o meio ambiente da região, este novo projeto de turismo contemplativo como meio de preservação ambiental deverá se tornar um referencial importante no estado do RS.
Fonte: Amorim Comunicação
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário