Russian State Ballet – O Lago dos Cisnes, Sheherazade e Don Quixote em Pelotas


Uma das companhias de maior prestígio internacional, quando o assunto é dança clássica, desembarca no Rio Grande do Sul para mais uma turnê. Nesta temporada, o Russian State Ballet promete surpreender os gaúchos com diversas apresentações.

Pela primeira vez em Pelotas, a companhia apresentará simultaneamente três grandes obras: O Lago dos Cisnes, em dimensões nunca antes vistas fora da Rússia, e duas reconhecidas obras apresentadas em uma única noite, compondo um único espetáculo: Sheherazade e Don Quixote, nos dias 01/07 e 02/07 no Theatro Guarany.

Sob direção do coreógrafo e diretor Viacheslav Gordeev, a grande estrela do Bolshoi de Moscou, estarão 40 talentos russos. Entre eles, a grande estrela do Kirov-Mariinsky, a mais nova revelação da Rússia, Anton Korsakov. “Duas horas de muita emoção, magia e encanto pelo figurino e cenografia, vindos exclusivamente de Moscou para esta grande turnê nacional”, conta o diretor cultural da Rússia na América Latina, Augusto Stevanovich, responsável pela programação cultural no Rio Grande do Sul.

O Lago dos Cisnes (01/07)
Trata-se da história de Odette, uma princesa transformada em cisne pela maldição de um malvado feiticeiro. Há muito tempo atrás, em um reino distante, vivia um poderoso feiticeiro chamado Rothbart. O seu grande desejo era ver sua filha, Odile, casada com o homem que se tornaria o rei daquela região. Para tanto ele enfeitiçou várias jovens, transformando-as em cisnes. Ele acreditava que fazendo isso estaria eliminando a concorrência da filha, e assim ela teria maiores chances de se encontrar com o prín­cipe, para que ambos pudessem se apaixonar e se casar.

A primeira vítima de Rothbart foi uma moça chamada Odette. Depois de transformada, ela se tornou um belo cisne coroado, que a partir daquele momento ganhou vida dupla: durante o dia era cisne e somente a noite a ser humana. A família da jovem, muito triste com tamanha desventura, chorou por muitos dias, e foi dessas lágrimas que um lago cristalino se formou, local onde se podiam avistar os cisnes que lá iam chegando, e que por sua vez também eram jovens enfeitiçadas.

Sheherazade (02/07)
É a história do rei da Pérsia que descobre que sua mulher é infiel, dormindo com um escravo cada vez que ele viaja. O rei, decepcionado e furioso, mata a mulher e o escravo, convencendo-se por este e outros casos de infidelidade que nenhuma mulher do mundo é digna de confiança. Decide então que, daquele momento em diante, dormirá com uma mulher diferente cada noite, mandando matá-la na manhã seguinte: desta forma não poderá ser traído nunca mais.

Don Quixote (02/07)
O protagonista da obra é Dom Quixote, um pequeno fidalgo castelhano que perdeu a razão por muita leitura de romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis preferidos. O romance narra as suas aventuras em companhia de Sancho Pança, seu fiel amigo e companheiro, que tem uma visão mais realista. A ação gira em torno das três incursões da dupla por terras de La Mancha, de Aragão e de Catalunha. Nessas incursões, ele se envolve em uma série de aventuras, mas suas fantasias são sempre desmentidas pela dura realidade. O efeito é altamente morístico.

Ballet Nacional da Rússia
O Ballet Nacional da Rússia é uma das companhias de maior prestígio e trajetória internacional na história da dança clássica. É considerada parte integral da cultura mundial. A elegância, virtualidade, charme e beleza implantados em cada apresentação se devem à exitosa direção de Viatcheslav Gordeev, o eminente coreógrafo e representante da dança clássica mais importante da Rússia, “Premier Danceur” do Bolshoi, preferido do público parisiense e classificado como Menino de Ouro em Londres. Com seus quarenta solistas, entre os quais se encontram vários laureados em concursos nacionais e internacionais de balé, o Russian State Ballet é, ao lado dos balés Kirov e Bolshoi, a mais famosa companhia de balé da Rússia. Até Mikhail Gorbachev, como grande admirador e incentivador da trupe, atuou como patrocinador de algumas turnês.

Com mais de trinta anos de história, o Russian State Ballet se mantém como uma das principais companhias de balé do país. O repertório inclui obras-primas do mundo do balé clássico e o melhor das coreografias modernas e contemporâneas, entre elas O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida, Giselle, Don Quixote e Sheherazade.

Trata-se de uma companhia internacionalmente reconhecida, tendo recebido numerosos prêmios, entre os quais o Ingresso de Ouro, por um público de mais de 100 mil pessoas que compareceram às apresentações da companhia ao longo de dois meses de turnê na Alemanha; e a Performance Mais Grandiosa do Ano, da Associação de Empresários da Europa Ocidental, que consideraram o Ballet Estatal Russo a “Melhor Companhia de Balé do Ano”.

FICHA TÉCNICA
Direção Artística: Viatcheslav Gordeev
Direção Técnica: Victor Davidov
Produção: AS Entertainment e Creative Force Brasil
Produtor América Latina: Augusto Stevanovich

Ingressos à venda na Ótica Estima:
Inteira: R$200,00
Professores, idosos e estudantes: R$100,00