A artista Daniela Pinheiro, natural de Pelotas, apresenta a série fotográfica em cianótipo trazendo imagens das cholas bolivianas de diferentes regiões da Bolívia: La Paz, Ilha do Sol, Cochabamba e Tiahuanaco. “Cholas” será lançada na edição do Photothings em São Paulo, dia 1°de outubro na Unibes Cultural em São Paulo, SP.
Um símbolo de resistência cultural feminina boliviana, as cholas carregam uma história cheia de preconceitos, mantendo seus trajes típicos desde a colonização espanhola no século XVIII, onde foram obrigadas a usarem as vestimentas regionais das camponesas espanholas. As cholas não são figuras folclóricas e nem caricatas. Elas fazem parte da cultura camponesa e elas estão fortemente presente nas cidades. Hoje em dia elas são uma expressão de orgulho das origens indígenas e campesianas.
Em cada região, as cholas tem suas particularidades, mas de comum entre os diferentes estilos de cholas há os fortes traços indígenas, as longas tranças e o awayo; panos coloridos que carregam em suas costas, transportando um pouco de tudo; pode-se dizer que através de seus panos carregam sua autonomia.
As imagens dessa série são produzidas pelo processo histórico de fotografia do século XIX chamado cianótipo. Em seu processo as imagens passaram por uma viragem com chá de coca da Bolívia. É um processo totalmente artesanal, uma relação entre artista e imagem, quando se interfere na própria fotografia em vários níveis: produção do negativo, manuseios dos químicos, gestualidade do pincel, interrupção do processo de revelação, lavagem e viragem.
A série “Cholas” criada pela fotógrafa Daniela Pinheiro veio da vontade de experimentar as variações de cores que pode ser trabalhado no processo da cianotipia. Cada imagem possui somente 5 tiragens e a série “Cholas” será lançada no dia 1°de outubro, na edição do Photothings, um movimento dedicado exclusivamente à fotografia com curadoria de Marly Porto que acontece todo primeiro sábado do mês, na Unibes Cultural em São Paulo, SP.
Sobre a artista:
Daniela Pinheiro é de Pelotas, RS. Artista multimídia, jornalista e fotógrafa. Atualmente mora em São Paulo e cursa o Mestrado em Artes Visuais da Unicamp, Campinas, na linha de poéticas visuais e processos de criação. Dedica-se a projetos autorais com pesquisa focada nos processos históricos de fotografia do século XIX. Acredita que diante dos procedimentos do fazer fotográfico através dos processos artesanais é possível perceber que a fotografia é um campo aberto experimental, capaz de produzir novos discursos visuais por meio do contato com a materialidade e da percepção de sutilezas nos diferentes materiais. A série “Cholas” é a segunda série em cianótipo produzida pela artista. A primeira foi “O silêncio dos lugares”. Para quem quiser conhecer está no seu site : www.danielapinheiro.com
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário