Sessões de loucura e arte com entrada franca em Pelotas


Divulgação

Nesta semana a sala do Cine UFPel busca refletir sobre a temática da loucura em duas sessões mais que especiais a serem realizadas na quinta e na sexta-feira a partir das 19h.

Tanto em Epidemia de cores quanto em Nise – O coração da loucura há a proposta de utilização da criação artística como recurso de tratamento de pacientes com transtornos mentais.

Divulgação
Divulgação

Dirigido pelo antropólogo Mário Saretta, o documentário Epidemia de cores, que será exibido na quinta, dia 06, narra a rotina de participantes e coordenadores de uma oficina de criatividade dentro do Hospital Psiquiátrico São Pedro, na capital Porto Alegre. Saretta captou imagens ao longo de dois anos no São Pedro envolvendo pacientes, funcionários e voluntários. A oficina, implementada nos anos 90, é baseada no tratamento humanizado apresentado pela psiquiatra alagoana Nise da Silveira nos anos 40.

Divulgação
Divulgação

A própria Nise protagoniza a sessão de sexta-feira, dia 07, na ficção Nise – O coração da loucura, do diretor Roberto Berliner. O longa levou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Atriz no 28º Festival de Cinema de Tóquio. Glória Pires interpreta Nise, uma psiquiatra que volta a trabalhar num hospital após um período na prisão. A doutora propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem de esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e a lobotomia. Seus colegas de trabalho não se mostram favoráveis aos seus métodos e a isolam no setor de Terapia Ocupacional. É lá que Nise dá início a uma nova forma de lidar com pacientes: através da arte.

Ambas as sessões iniciam às 19h após a apresentação e curtas escolhidos. Na quinta, o curta de abertura é Arte da Loucura, das diretoras Karine Emerich e Mirela Kruel, um documentário também ambientado no Hospital Psiquiátrico São Pedro durante a residência artística do grupo de teatro italiano Accademia Della Follia. Na sexta, a sessão abre com o premiado A pessoa é para o que nasce, também do diretor Roberto Berliner, que mostra a experiência de vida de três irmãs cegas que cantam em troca de esmola na capital paraibana.

QUINTA-FEIRA (06.04), ÀS 19H
Curta – Arte da loucura
Dir.: Karine Emerich e Mirela Kruel
(BRA, Doc, 2015, 19min)
Longa – Epidemia de cores
Dir.: Mário Saretta
(BRA, Doc, 2016, 1h10)
Trailer: goo.gl/cq6Hu2
Evento no Facebook

SEXTA-FEIRA (07.04), ÀS 19H
Curta – A pessoa é para o que nasce
Dir.: Roberto Berliner
(BRA, Doc, 1998, 6min)
Longa – Nise – O coração da loucura
Dir.: Roberto Berliner
(BRA, Fic, 2016,1h48)
Trailer: goo.gl/wW5dxa
Evento no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*