No próximo sábado, 27, o programa de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Tatá Núcleo de Dança-Teatro, apresenta o espetáculo “Terra de Muitos Chegares” no teatro da Escola Cassiano do Nascimento. A apresentação é uma parceria do grupo com Chico Meirelles. O s ingressos estão sendo vendidos no Núcleo de Teatro da UFPel, Rua Andrades Neves 1149 ou com alunos de teatro da escola, no valor de R$ 5,00.
Tendo como diretora Maria Falkembach, o Tatá tem como objetivo difundir a dança contemporânea, promover a arte-educação e contribuir com a formação de público, sendo composto por alunos dos cursos de dança, teatro, administração e jornalismo da universidade. O espetáculo “Terra de Muitos Chegares” apresenta uma linguagem cênica para expressar a ideia de que somos fruto do cruzamento de chegares e culturas em movimento. Busca expressar os sentimentos, experiências e reflexões do grupo, referentes à identidade, multiculturalidade, intertransculturalidade, complexidade, diferença, o estrangeiro, o outro, acolhimentos, nascimentos, entre outras perspectivas que surgem nos ensaios do grupo. Provocando assim, no âmbito escolar, discussões da contemporaneidade – tolerância, diferença, preconceito, bullying – em direção a uma educação para a paz. A partir da experimentação de linguagens, resgata raízes a partir da sensibilização do espectador e da sua identificação (ou diferença) com essa terra de muitos chegares que cada um é.
Só no segundo semestre de 2013, o espetáculo “Terra de Muitos Chegares” alcançou mais de 2500 pessoas. Neste ano de 2014, apresentando no Festival Bajeense de Teatro, o Tatá foi premiado nas categorias de melhor iluminação, melhor direção, e melhor espetáculo. No mês de julho ainda, o Tatá realizou uma mini-turnê pelo estado de Santa Catarina, apresentando nas cidades de Joinville e São Francisco do Sul.
Para conhecer mais sobre o grupo, basta acessar o blog http://grupotata.blogspot.com.br/ .
Ficha Técnica
Dramaturgia, Direção e Concepção coreográfica: Maria Falkembach
Direção Musical: Leandro Maia
Trilha Sonora: Leandro Maia
Ensaiadora: Gessi Könzgen
Oficina de Sopapo: Dilermando Freitas
Preparação Vocal: Leandro Maia
Iluminação: Daniel Furtado
Figurinista: Manuela Gastal / Estagiário de figurinos: Julia Moura e Mauricio Guidotti/
Costureira: Larissa Martins
Assessoria de comunicação: Lizandra Vilela
Produção Executiva: Gabriela Ferreyra
Intérpretes-Criadores: Camila Samara, Flávio de Lima, Gessi Könzgen, Higor de Carvalho, Jão Cruz, Melissa Vieira, Mario Madeira, Paula Zanini, Raíssa Bandeira, Rui Dutra.
Fonte: Lizandra Vilela – Assessora de Comunicação do Tatá
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.