Teatro: Uma carta para Camille Claudel em Pelotas


A peça UMA CARTA PARA CAMILLE CLAUDEL, é a continuação de um trabalho realizado pelos alunos do curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Com o intuito de trazer à cena não apenas um apanhado geral sobre a vida e obra da escultora francesa Camille Claudel, o espetáculo é uma forma de discussão do papel da mulher nos dias de hoje, traçando um paralelo às condições de vida feminina de dois séculos atrás. Corpo, desejo, trabalho, interdição e liberdade são alguns dos temas trazidos à discussão.

” Vivemos um momento onde a mulher é vista como um pedaço de carne exposto nos bailes (baladas), na televisão, nas revistas e no imaginário de muitos que as vêem apenas como um produto de consumo e entretenimento.

Uma Carta Para Camille Claudel traz a sutileza do toque e da pele, hoje perdidos pelas relações cada vez mais virtuais e efêmeras.

Não pretendemos aqui fazer nenhum julgamento de valores, e muito menos santificar ou crucificar nossa personagem. Apenas gostaríamos que cada um que saísse desse teatro pudesse se questionar sobre questões tão latentes, e muitas vezes mascaradas, presentes no dia-a-dia de cada indivíduo. Loucura ou desespero? Arte ou exibicionismo? Mulher ou objeto de desejo? Qual o papel das mulheres nos dias de hoje? Onde estão as artistas do século XXI? Existe reflexão sobre obras de arte? E sobre o teatro?”

O elenco de UMA CARTA PARA CAMILLE CLAUDEL conta com Francine Furtado, Francesco D’ávila e Sirlei Karkzeski, Iluminação de Maicon Barbosa e Carolina Ferreira, Composição coreográfica de Franciele Serpa e Trilha Sonora, Figurinos e Direção de Hélcio Fernandes.

UMA CARTA PARA CAMILLE CLAUDEL
Dia_ 27_03_2012
Hora_ 20h30min
Local_ Teatro do COP (Alm. Barroso, 2540)