Atividades abertas à comunidade e programação diversa marcam a edição 2019.
A terceira edição do Fashion Revolution em Pelotas ocorre de 22 a 25 de abril, com atividades abertas à comunidade. Este ano a programação conta com exposição, oficinas, workshops e palestras. Entre os questionamentos promovidos pelas atividades estão a necessidade de transparência na cadeia produtiva, visibilidade de negócios locais e a aproximação dos participantes de processos manuais.
O início das atividades é no dia 22 às 14h com a oficina de construção da tradicional bandeira com o slogan do evento “Quem fez minhas roupas?”, esta é uma atividade integrada dos cursos de Design de Moda da UCPel e do IF-Sul, ocorrerá no Laboratório de Costura da UCPel e será coordenada pela prof. Ana Luiza Timm Soares.
No dia 23 a partir dàs 19h, ocorrerá a abertura da exposição ”Upcycled Denim” que apresenta trabalhos dos alunos do Curso Técnico em Vestuário do IF-Sul, sob responsabilidade da prof. Paula Bittencourt Leite, seguida da abertura oficial do evento – ambos na reitoria do IF-Sul. Na mesma ocasião ocorre a palestra “Design para sustentabilidade” ministrada por Débora Quaresma, coordenadora da faculdade de Design da UniRitter.
A programação do dia 24 inicia com a oficina de tingimento de tecidos com pigmentos vegetais – às 14h no curso de Artes Visuais da UFPel, e continua com a oficina de serigrafia – estamparia em tecido – às 19h no mesmo local.
No dia 25 é a vez do workshop Rapport , às 09h no curso de Design da UFPel, seguido pelo workshop de técnicas de customização para roupas e acessórios que ocorre às 14h, no curso de Artes Visuais da UFPel.
A última atividade é a palestra “Admirável Moda Sustentável” ministrada por Madi Muller, professora do curso de Design de Moda da ESPM-Sul. O número de vagas para cada atividade está no evento oficial de Pelotas no Facebook. As vagas para atividades serão preenchidas por ordem de chegada.
Em Pelotas a representante do Fashion Revolution é a professora do Curso de
Design de Moda do IF-Sul, Frantieska Schneid. A coordenadora do evento é Camila Oliveira, a equipe criativa é dirigida por Nathália Grill e a assessoria de comunicação é realizada por Taís Barreto. Voluntários dos cursos de Design de Moda da UCPel e IF-Sul e Técnico em Vestuário do IF-Sul fazem parte da equipe organizadora.
Sobre o movimento:
Dia 24 de abril de 2013 foi um dia marcante para a história da moda. O desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que abrigava diversas confecções, matou mais de mil pessoas e deixou mais de 2500 ficaram gravemente feridas. O desastre fez com que as pessoas olhassem com mais atenção à cadeia de produção da moda, ao modelo fast fashion e às pessoas por trás das roupas que vestimos. Foi nesse contexto que o Fashion Revolution, movimento global presente em mais de 90 países. No Brasil o movimento tem programação em 54 cidades de 19 Estados.
Fashion Revolution Pelotas 2019 (22 a 25 de abril de 2019)
Programação e participantes: No evento do Facebook
Mais informações no site do Fashion Revolution Brasil ou através do e-mail: fashrevpelotas@gmail.com .
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário