Trio Universos no Conservatório de Música da UFPel em Pelotas


O Conservatório de Música da UFPel convida para o Concerto do Trio Universos, que ocorrerá hoje, 03 de outubro (segunda-feira), às 19h, no Salão Milton de Lemos. O Trio Universos, formado em São Paulo por Daniel Murray (violão), Giuliana Audrá (flauta) e Sergio Kafejian (violão e computador), propõe uma música de câmara que envolve improvisação e recursos digitais, utilizados ao vivo. Realiza apresentações dentro de uma vertente que poderia ser chamada de ‘improvisação livre’, corrente que se caracteriza pela criação de obras momentâneas, sem nenhum aspecto previsto anteriormente e apenas uma estética criada a partir do diálogo dos músicos no momento da performance.

O Trio se utiliza também da captura e transformação dos sons em tempo real, através do computador, quarto elemento dessa música de câmara. Outro fator importante é a difusão desses sons em caixas distribuídas ao redor do publico. Neste ambiente cada músico é agente transformador e transformado, tendo seus sons automaticamente gravados, processados e difundidos no ambiente do concerto. Com isso, o processo de interação entre as diversas camadas sonoras é sempre realimentado, em contínua transformação.

Em 2009, o Trio Universos realizou sua primeira turnê, patrocinada pelo PROAC (Programa de Ação Cultural), realizando concertos de música eletroacústica em diversas cidades do interior paulista. No ano seguinte integrou o elenco da BIMESP (Bienal Internacional de Música Eletroacústica de São Paulo), interpretando compositores brasileiros como Arthur Kampela, Flô Menezes e Silvio Ferraz, entremeados por improvisações livres. Participou do Festival de Improvisação do Centro Cultural São Paulo, no qual promoveu, junto ao Duo Saraiva-Murray, fusão entre o gênero eletroacústico e a música instrumental brasileira de Chico Saraiva. Ainda em 2010 apresentou-se com a saxofonista e percussionista espanhola Chefa Alonso, uma das pioneiras do gênero ‘improvisação livre’ na Espanha. Os integrantes do Trio Universos possuem atividades distintas, mas unem-se no propósito de divulgar a música eletroacústica brasileira. A primeira turnê nacional do Trio é patrocinada pelo PPC (Programa Petrobras Cultural), através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

Considerado um dos mais talentosos violonistas de sua geração, Daniel Murray desenvolve uma ativa carreira como músico. Integra, desde 2009, o Quarteto Tau de Violões, com Breno Chaves, José Henrique Rosa Campos e Fábio Bartoloni e formou junto ao violonista e compositor Chico Saraiva, o Duo Saraiva-Murray, com o qual excursionou pela Europa (Paris, Londres e Lisboa). Em 2011, mestrando em música pela UNICAMP, realiza pelo PROAC a turnê paulista de seu segundo trabalho soloTom Jobim para Violão (Delira Música).

Giuliana Audrá, bacharel em flauta transversal pela Faculdade Santa Marcelina (SP), de 2001 a 2005 desenvolveu pesquisas na área da música popular experimental com o grupo Armazém Abaporu, com o qual gravou três CDs e realizou turnês nacional e internacional. Morou em Londres, entre 2005 e 2006, onde integrou a COMA Orchestra (Londres), de música contemporânea especializada em primeiras audições. Desde 2008 é integrante do grupo de pesquisa Visoale, desenvolvendo trabalhos ligados à eletrônica em tempo real, aliado a imagens e projeções audio-visuais. Atualmente segue Mestrado em educação musical na UNESP.

Compositor e instrumentista, Sergio Kafejian trabalha com pesquisas sobre paisagens sonoras aliadas a ferramentas de análise e manipulação através de programas de computador. Sua produção envolve obras e instalações eletroacústicas, peças instrumentais e orquestrais, além de projetos artístico-pedagógicos voltados para a música dos séculos XX e XXI. É Mestre pela Brunel University (Londres) e atualmente segue Doutorado na Unesp. Entre suas premiações destacam-se Festival Internacional de Música Eletroacústica de Bourges (França, 1998 e 2008), Gilberto Mendes de Composição Orquestral (São Paulo, 2008), Bolsa Criação (Funarte, 2009) e Interações Estéticas (SP, 2009).

O trio tem, para sua tournée, o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e do Instituto Totem Cultural; a produção de Totem Musicais; o patrocínio da Petrobrás, e a realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Texto: Ana Lucia Azambuja – @anazambs
Bacharel em Piano/UFPel; Acadêmica do Curso de Música – Licenciatura/UFPel

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*