A Prefeitura de Pelotas, a Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) e os representantes das entidades carnavalescas definiram as datas e o local dos desfiles do Carnaval de Pelotas 2023.
A festa mais tradicional da cidade acontece nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro na avenida Juscelino Kubitschek. As escolas do Grupo Especial não irão desfilar nestes dias, quando se apresentarão na Passarela do Samba as bandas, blocos burlescos e escolas de samba mirim. O Grupo Especial realizará um desfile único em 17 de março.
Estrutura
A passarela será montada entre as ruas Doutor Cassiano e Barão de Butuí e as entidades carnavalescas devem se concentrar próximo ao Ginásio Municipal Karosso (rua Álvaro Chaves, 2000). A programação oficial e a venda de ingressos devem ser divulgadas na próxima semana pela Assecap.
Em razão da falta de patrocinadores, a Assecap encaminhou à prefeitura um documento solicitando a autorização para que parcela do aporte financeiro fosse utilizado para investimentos para a contratação da estrutura necessária para a realização do evento.
As entidades concordaram em ceder 50% do valor, enquanto os outros 50% serão distribuídos entre as agremiações carnavalescas. Segundo o diretor de Manifestações Populares da Secretaria de Cultura (Secult), André Muller o investimento da Prefeitura foi de R$ 350 mil, dividido em três parcelas, a primeira paga em dezembro de 2022.
Noite das Campeãs
A Noite das Campeãs, nome escolhido em homenagem às entidades que participarão do evento, acontecerá no dia 17 de março.
O evento terá ingresso solidário, por meio de donativo e a participação das Escolas de Samba do Grupo Especial, Academia do Samba, General Telles e Unidos do Fragata, e as Duas Mirins, Ramirinho e Mocidade do Simões, apresentarem seus desfiles, em um formato reduzido, em virtude da adequação orçamentária.
Na próxima semana as cinco escolas farão a divulgação do local da passarela da Noite das Campeãs e toda a logística proposta.
Corte do Carnaval de Pelotas
A corte do Carnaval de Pelotas foi definida na noite deste sábado (21), na Associação Rural de Pelotas. No ritmo da festa mais popular do país, Evelyn Pereira, Raissa Santos, Kaiumy Matos, receberam as faixas de rainha, primeira e segunda princesa eleitas respectivamente. Beatriz Lessa, Emanuelly Veleda e Alexia Pereira formam a nova corte mirim.
O evento foi organizado pela Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) com o apoio da Prefeitura. A programação do evento teve, ainda, apresentações da Escola de Samba Mirim Ramirinho, Banda Dona da Noite, Xavabanda, Kibandaço, Amigos do Sereno e Senegal Bateria Show.
O secretário municipal de Cultura, Paulo Pedrozo destacou a batalha para realizar o concurso, depois de três anos da última edição e agradeceu a parceria da Associação com a Prefeitura. “Pensamos, em muitos momentos, que não íamos conseguir fazer um evento de carnaval, achamos que não íamos conseguir estar na data de hoje escolhendo a corte. Pelotas respira carnaval, vive Carnaval, tanto que hoje nós estamos aqui com casa cheia. Nós vamos fazer um lindo carnaval para a cidade de Pelotas”, disse.
O concurso nomeou também Camilla Duarte, Mickaela de Oliveira Rainha, Sawanna Guimarães as três rainhas LGBTQIA+. A organização do evento, explica que as nomeadas já haviam representando o município em anos anteriores e agora foram escolhidas para serem homenageadas e devem ajudar a divulgar a volta da também chamada Corte da Diversidade. “Após sete anos, estamos trazendo novamente a configuração da corte LGBQTIA+ para o Carnaval de Pelotas. É uma coisa inédita, a corte ser montada por três rainhas, em respeito as histórias delas”, explicou Pablo Gill, coordenador das Cortes.
Também estiveram presentes no evento a secretária de Educação, Adriane Silveira e o vereador Paulo Coitinho.
Como será o Carnaval 2023 em Pelotas
O Carnaval de Pelotas acontece nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro na avenida Juscelino Kubitschek. As escolas do Grupo Especial não irão desfilar nestes dias, quando se apresentarão na Passarela do Samba as bandas, blocos burlescos e escolas de samba mirim. O Grupo Especial realizará um desfile único em 17 de março.
Conheça as tituladas:
Corte Adulta
Rainha: Evelyn Pereira, representante da Doces e Cocadas Xavante
1ª Princesa: Raissa dos Santos, representante de Escola de Samba General Telles
2ª Princesa: Kaiumy Matos, representante da Banda Kibandaço
Corte Mirim:
Rainha: Beatriz Lessa, representante da Banda Meta
1ª Princesa: Emanuelly Veleda, representante da Banda Dona da Noite
2ª Princesa: Alexia Pereira, representante da Banda Kibandaço
Fonte: pelotas.com
Leia também: Festival Internacional Sesc de Música terá espetáculos com audiodescrição e tradução em Libras
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário