Anualmente no dia 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional dos Museus, data escolhida pelo Conselho Internacional de Museus desde 1977 e destinada para incentivar a população a conhecer, visitar e descobrir os museus de suas localidades.
Nas últimas décadas com o avanço da atividade do turismo na área rural, destaca-se também a criação de acervos e museus familiares que buscam retratar o modo de vida, objetos, utensílios, ferramentas e curiosidades da comunidade local.
Turismo Rural
Nesse sentido o roteiro de turismo rural Caminho Pomerano de São Lourenço do Sul, criado em 2005, possui dois locais com vastos acervos que retratam as memórias de famílias que ocuparam essas terras a partir do processo de incentivo da colonização estrangeira com base na lei das terras de 1850, editada pelo Governo Imperial.
O Memórias Und Andenken, localizado em Quevedos 6º distrito do município, recria a história de uma família que cruza o atlântico, vindos da antiga Prússia/Pomerânia ao Brasil, com acervo contado através de antiguidades, carros antigos, objetos, fotos, artesanatos e destaque especial para um vestido centenário. Também chama atenção dos visitantes à sala das curiosidades e a recepção especial da proprietária Elaine Zielke caracterizada em um vestido longo de época.
Os acervos familiares presentes no roteiro Caminho Pomerano são importantes ferramentas de preservação da história e da cultura com foco na propagação para as próximas gerações, conforme afirma o pesquisador e escritor Jairo Scholl Costa que “um dos melhores exemplos de preservação do patrimônio imaterial que representa a imigração em São Lourenço do Sul, se trata do Museu Memórias Und Andenken no Caminho Pomerano e lembra muito o Heimatmuseum, existentes nas cidades alemãs e aqui como lá é a memória viva de um povo”.
Na localidade de Bom Jesus, 4º distrito do município, está localizada a Casa Hartmeister que abriga o Memorial do Seminário Concórdia (Instituto de Formação de Pastores da Igreja Luterana) e o Museu da Imigração Pomerana. O projeto nasceu no ano de 2008 e no local encontram-se objetos pessoais, livros e instrumentos utilizados no atendimento aos que procuravam por assistência médica na região.
Programa-se e conheça os museus, acervos e memórias do roteiro de turismo rural Caminho Pomerano de São Lourenço do Sul. Maiores informações e agendamentos em: www.caminhopomerano.com.br
(*) Rodrigo Seefeldt é condutor local do Caminho Pomerano, Bacharel em Desenvolvimento Rural, Fundador do RuralidadesSul e escritor integrante do CEL – Centro de Escritores Lourencianos.
Leia também: Mais de 40 mil pessoas participaram da programação do 11º Festival Internacional Sesc de Música
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário