O Ciclo “A Filosofia e o Cinema Psicológico” exibirá, na próxima sexta-feira (dia 07 de Dezembro), o filme “Zelig”, de Woody Allen. Cineasta norte-americano (1935), Woody Allen é autor de obras cinematográficas como “A rosa púrpura do Cairo” e “Meia-noite em Paris”. O Ciclo, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFPel, sob a coordenação do professor dr. Luís Rubira, ocorre todas as sextas às 20h, no Centro de Integração do Mercosul. A entrada é FRANCA (retire sua senha no local, em horário comercial).
Ao exibir sua trigésima obra cinematográfica, o Ciclo encerra suas atividades em 2012, convidando todos para um Coquetel de Confraternização após o término da sessão.
A programação completa do CICLO está disponível na página da UFPel.
07/12 – ZELIG
Zelig , 1983, EUA. Direção: Woody Allen.
Com: Woody Allen, Mia Farrow.
Pseudo-documentário que trata do caso de Leonard Zelig, um homem que assume a mesma forma física e psíquica daqueles que o rodeiam. Ao ser internado num hospital, uma psiquiatra interessa-se pelo tratamento do “camaleão-humano”. Com participações da ensaísta Susan Sontag, do psicólogo Bruno Bettelheim, do escritor Saul Below e do historiador John Morton, a obra trata do problema da aceitação social, critica a euforia norte-americana das décadas de 20, 30 e 40 do século XX, e satiriza o judaísmo e a psicanálise. (79 min)
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.