Ator e produtor cultural, Joao Schmidt, Cidadão Emérito Pelotense


Joao Schmidt
Joao Schmidt atuando em Cirquin - Foto - QZ7 Filmes

A Câmara de Vereadores de Pelotas outorgou no dia 7 de julho, o merecido título de Cidadão Emérito Pelotense ao ator e produtor cultural Joao Schmidt. A cerimônia aconteceu na Bibliotheca Pública Pelotense, durante Sessão Solene em comemoração ao aniversário da cidade de Pelotas.

A homenagem é iniciativa do vereador Michel Promove (PP), com o objetivo de reverenciar a importância e representatividade de Joao no campo da arte brasileira e no fomento à cultura pelotense. De alma irreverente e pulsante veia artística, ele tem sua trajetória com raízes no Teatro Escola de Pelotas.

Segundo o ator, foi amor à primeira vista, quando em 1986 subiu ao palco sob a direção de Valter Sobreiro Junior. Desde então o teatro passou a ser alimento, para esse pelotense de alma itinerante. Entre as principais premiações da sua primeira etapa profissional estão espetáculos que escreveram a história teatral gaúcha, como “Em Nome de Francisco”, “Maragato: uma ópera gaúcha”, “Raios, Relâmpagos e Trovões”, “Fuenteovejuna”, “A bruxinha que era boa” e “Circo dos Bonecos”.

Joao Schmidt – Trajetória

Depois de fazer dos palcos sua casa, rompeu as fronteiras do sul e iniciou um longevo trabalho como produtor cultural no Rio de Janeiro. A partir de 1993 esteve à frente da produção artística e técnica de inúmeros eventos e turnês no Brasil e exterior.

A performance ativa e criativa fez com que seu nome esteja hoje impresso na carreira musical de grandes nomes do cenário nacional, como Vitor Ramil, Kleiton & Kledir, Arlindo Cruz, Alcione, Leci Brandão, Leila Pinheiro, Francis Hime, Chico Buarque, Gal Gosta, Jamelão, Dona Ivone Lara Emilio Santiago e Zélia Duncan.

A receita desse sucesso pode estar relacionada à sua completa entrega aos projetos em que se envolve. Um bom exemplo é o Prêmio da Música Brasileira, onde participou de 2005 a 2019, como produtor artístico. Também se destaca a distinção de melhor tour manager do Prêmio IATEC 2016, destinado a pessoas que são referência no segmento da cultura e do entretenimento.

Joao Schmidt
Joao Schmidt atuando em Cirquin — Foto – QZ7 Filmes

Retorno à Pelotas

O retorno à Pelotas teve como fio condutor nomes que orgulham os pelotenses, a verdadeira prata da casa. Em 2012 , produziu o premiado DVD “Par ou Ímpar” – um show de Kleiton e Kledir + Grupo Tholl”. O espetáculo marcou também uma mudança geográfica na vida pessoal do homenageado. Joao Schmidt voltou a viver na sua cidade natal e assumiu a produção do Grupo Tholl.

Além desse papel, sua atuação como ator tem presença em obras primas como “Cirquin”, “Gaudium Mare”, “Bate pra tua patota que hoje tem circo”, além dos espetáculos temáticos de Natal, que levam a sua assinatura.

Nos anos de 2018 e 2019 também produziu o desfile de Natal da cidade de Canela (RS). A inquietação criativa e artística do ator fez com que em 2022 trouxesse de volta aos palcos a peça teatral “Pai-de-Deus”, de Valter Sobreiro Junior. O espetáculo já cumpriu mais de 40 apresentações e esta semana terminou turnê na capital paulista.

Fonte: Satolep Press

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*