Confira a programação da primeira edição do Sofá na Rua 2025

Sofá na Rua
Sofá na Rua - Divulgação

No próximo domingo,13 de abril, acontece o primeiro evento de 2025 do Sofá na Rua, desta vez será na região São Gonçalo, na Rua José do Patrocínio, esquina com Conde Porto Alegre no bairro Porto, de Pelotas.

O evento como de costume, irá contemplar bandas locais, atividades cênicas, feira de artesanato e brechó, praça de alimentação e ainda promete novas propostas, trazendo inovação ao “invento” Sofá na Rua.

Na programação já estão confirmadas duas atrações musicais: Ojú Obá- Cantos Sagrados e Populares. 

A outra atração é o Slan da Incruzilhada, que se trata de um campeonato de poesia falada  e versos livres aonde pessoas da plateia podem se inscrever para apresentar suas poesias e textos. As inscrições acontecem no dia do evento, para verso livre e competição. As regras para participar da competição são poesias autorais, de até três minutos, sem acompanhamento cênico ou musical. Serão contemplados com prêmios os 1º, 2º e 3º lugares.

A equipe Sofá na Rua através de sua curadoria, convidou a artista e integrante do Coletivo Sofá na Rua Janu Nunes, para expor sua obra e coleção na Galeria a Cielo Aberto. 

Na ocasião desta edição, a organização do evento, irá homenagear através do Prêmio Sofá Cultura Viva, a trajetória de uma personalidade pelotense, mas esta premiação será divulgada somente no dia, durante o evento. 

Outra atração prevista nesta edição do evento é o Eco Sofá na Rua, sendo este um manifesto criado de forma coletiva, ministrada por Malena Mesquita idealizadora do projeto Arte Consciência e gestora do Sofá na Rua Campos Neutral, coletivo que se desenvolve na fronteira do Chuí.

É esperado um público de 2.000 pessoas passantes pelo evento, que inicia às 14h e encerra às 20h, sendo uma atividade preparada para todas as idades, com classificação livre e primando pelos princípios de acessibilidade.

Sofá na Rua

O coletivo com 12 anos de atuação na cidade de Pelotas, faz como fio condutor a linguagem musical e cênica para promover as narrativas que dialogam com os conceitos de sua tecnologia, para este projeto,  propõe incluir inteligências que surgiram a partir das edições que aconteceram nos territórios que compõem a Rede Sofá na Rua Brasil Eixo Sul, fazendo florescer as pautas emergentes do nosso tempo. A exemplo disso, o coletivo apresenta então, pela primeira vez em Pelotas, as seguintes inteligências: ECO SOFÁ NA RUA, GALERIA CIELO ABERTO E PRÊMIO SOFÁ CULTURA VIVA.

Para cada uma das narrativas/inteligências propostas para este projeto como novidade, o coletivo irá convidar um artista/agente que responde pela ação em questão.

Sofá na Rua
Sofá na Rua – Divulgação

Leia também: Coletivo Kháos terá sessões do espetáculo Scotch 33 em Pelotas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*