A banda Musa Híbrida anunciou nas redes sociais, na segunda-feira (12), o encerramento de suas atividades. Formada em Pelotas, por Camila Cuqui, Alércio Pereira e Vini Albernaz, no ano de 2012, o trio deve focar agora em outros projetos.
O comunicado foi dividido em três partes, em que cada integrante assina um dos textos. Ao longo de nove anos de atividade, a Musa Híbrida lançou três álbuns, dois EPs, singles e clipes e fez shows em diversas partes do país.
“Assim como eu nunca tinha pensado em ter uma banda, eu jamais imaginei como se termina uma banda”, confessa Cuqui. “A gente é apegado pra caramba, mas não dá pra ficar sem um ponto final coeso e gostoso, como sempre foi”, reflete ela.
“A musa é, foi e será um sonho sonhado não por nós 3 mas por nós 3 multiplicados por toda a gente que sonhou junto com a gente a Musa é, foi e será realidade. A Musa é tangível. Meu obrigado de coração a todo mundo que participou dessa história”, agradeceu Alércio.
Com a pandemia, as atividades enquanto banda tinham ficado mais escassas. Após o lançamento do single “Aurora, Chico”, em fevereiro do ano passado, os integrantes da Musa estiveram envolvidos em outros projetos. Cuqui, por exemplo, lançou o EP “Tristinha”, sua estreia solo, em julho passado.
“Nesses anos sempre rolaram mudanças, nos últimos anos cada um deu um direcionamento mais específico na sua vida”, afirmou Vini. No fim de 2019, ele e Alércio já haviam lançado um projeto chamado Bits em Chamas. Vini aproveitou o projeto para dar vazão às suas ilustrações e entrar de vez no universo da animação. Em julho do ano passado, ele foi premiado no 7 Seconds Film Festival, na Argentina, com o curta “Enjoy”. De forma independente, eles mantêm atualmente a produtora de animação Ilha da Maravilha.
Confira os textos na íntegra: https://www.instagram.com/musahibrida/
Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult
9 momentos da Musa no e-cult
01 – Sofá na Rua apresenta Musa Híbrida
Dezembro de 2012, o recém formado trio Musa Híbrida fazia seu segundo show na terceira edição do Sofá na Rua (que acabou nem sendo na rua). “A estreia foi no Bistrô da Secult, durante o lançamento do curta-metragem Maria Clara. Aliás, foi através desse projeto audiovisual que a banda acabou sendo formada. O diretor do filme, Leonardo Peixoto, solicitou a Alércio Pereira (violão, voz e guitarra) uma música para a trilha sonora. Alércio contatou seu colega da Canastra Suja, Vini Albernaz (teclado, guitarra e programações eletrônicas), e juntos produziram a canção tema. Na parceria, entrou Camila Cuqui (voz e escaleta) e nasceu o grupo”, detalha o texto (confira aqui).
02 – Musa Híbrida – A Revelação de 2012
O texto de Mônica Jorge destaca “O trio que busca um som contemporâneo, atual, com letras que se aproximam por ora da literatura, por ora do próprio universo da canção, faturou três troféus do I Prêmio Brasil Sul de Música” (Veja mais).
03 – Musa Híbrida na capa da edição impressa maio de 2013
Em maio de 2013, a Musa Híbrida estampava a capa da edição de número #13 do e-cult impresso. Na época, o trio havia lançado seu primeiro álbum há poucos meses e fazia seus primeiros shows fora do Estado. O que deveria ter sido uma turnê, com várias datas, acabou reduzindo-se a três shows. Efeitos do então recente incêndio na boate Kiss. (Confira edição na integra)
04 – Musa Híbrida precisa do seu voto para ir ao Vento Festival 2016
Campanha para Musa Híbrida tocar no tal de Vento Festival. Acho que nem rolou, mas mostra um pouco do envolvimento da comunidade para banda alçar grandes voos. Veja.
05 – Musa Híbrida lança “Respirei o poema cuspi” – texto por Angélica Freitas
Em 2016, a Musa lançou o EP “Respirei o poema cuspi”. A escritora Angélica Freitas fez um relato sobre sua audição e suas impressões sobre o trabalho, que foi reproduzido no e-cult.
06 – A Musa mais viajada desse Brasil retorna à Pelotas para show
2018 havia recém começado, mas a Musa Híbrida já havia feito shows em todas as capitais do Sudeste e em cinco cidades do Nordeste, naquele início de ano. “Depois de muita estrada, e com a cabeça já no novo álbum, a Musa fará show em Pelotas nesta sexta-feira (16), no projeto Ao Vivo A Vapor”, escrevi na época. Veja mais.
07 – Piscinas Vazias Iluminadas em Pé – o novo álbum da Musa Híbrida
No terceiro álbum da carreira, o trio pelotense explorou diversos caminhos sonoros que foram aflorados na estrada. Piscinas Vazias Iluminadas em Pé foi contemplado pelo edital Natura Musical e ganhou destaque.
08 – Musa Híbrida inicia nova tradição com lançamento de um single de Carnaval
O último lançamento do trio foi um single de Carnaval. O trabalho chegou em 14 de fevereiro de 2020 e ganhou uma nota no e-cult.
09 – Os dois trabalhos paralelos dos integrantes da Musa Híbrida também ganharam destaque por aqui: Bits em Chamas lança clipe e Cuqui lança EP Tristinha.
Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult
Jornalista, estudante de História, obcecado por música. Conhece menos atalhos em seu computador que a sua gata.
Faça um comentário