O fotojornalista Paulo Rossi estará com suas obras em exposição no Museu da Bibliotheca Pública Pelotense, no período de 04 de julho até 29 de julho de 2022.
Montada no Museu da Bibliotheca Pública Pelotense, no mês do aniversário da cidade de Pelotas. A exposição O Retratista de Satolep, com fotografias de Paulo Rossi, conta com vinte e dois quadros com imagens da cidade de Pelotas. São fotos de prédios históricos, arquitetura, natureza, Laranjal e outras.
Além das fotografias, Rossi apresenta alguns quadros produzidos no projeto @oretratistadesatolep, onde o próprio fotógrafo confecciona as molduras a partir de material de demolição ressignificado. O projeto iniciou em 2021 durante o isolamento do período pandêmico quando o fotógrafo experimentou unir sua paixão por fotografia ao hobby da marcenaria. Sem dúvida um trabalho incrível.
Dentre as obras expostas, há duas especiais para o fotógrafo
A fotografia em preto e branco do trapiche do Laranjal em manhã de nevoeiro. Para esse click, Rossi dormiu embarcado na lagoa em uma noite de Inverno, com temperaturas baixíssimas, esperando o amanhecer gelado com nevoeiro, com a finalidade de fotografar.
E a fotografia com título de “A Gota” onde o fotógrafo, depois de vários dias e muitos clicks. Então, desse modo, conseguiu retratar o reflexo do Chafariz das Nereidas em uma gota d’agua. Que por fim pingava do queixo de uma das nereidas.
“Eu tento mostrar as belezas da cidade de uma forma diferente, sob um outro ponto de vista. Apresentar para as pessoas as cenas que elas veem todos os dias, porém sob outro olhar. Um olhar mais poético, contemplador, um olhar que espera o melhor horário, a melhor luz, o melhor ângulo, e o momento exato para clicar” diz o fotógrafo.
Paulo Rossi – O Retratista de Satolep
Paulo Rossi tem 42 anos, é formado e jornalismo pela UCPel, e ademais, trabalha com fotografia há mais de vinte anos. Durante dezoito anos integrou a equipe de fotografia do jornal Diário Popular. E também colaborou com outros veículos como Folha de São Paulo, Zero Hora e Correio do Povo.
Seu trabalho já recebeu algumas distinções, como o prêmio Abril de Jornalismo e o prêmio SESC. Bem como o Prêmio FEPAM, Prêmio SEBRAE, e por 4 vezes o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. Como também, venceu o 5º Salão de Fotografias do Mar, na categoria Superfície. Promovido de fato pelo Comando do 2º Distrito Naval da Marinha da Bahia.
Algumas publicações literárias com fotografias de Rossi:
Songbook do músico Vitor Ramil
O Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense de Aldyr Schlee
Os livros “Sete de Abril o Teatro do Imperador”, “Mercado central de Pelotas”. Também o “Bibliotheca Pública Pelotense” ambos do jornalista Klécio Santos.
Bem como, também foi selecionado para participar de 4 edições do livro de tiragem nacional chamado O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro.
Exposição O Retratista de Satolep
Onde? Museu da Bibliotheca Pública Pelotense
Período: de 04 de julho até 29 de julho de 2022
Visitação: segunda a sexta-feira – 9h às 12h e das 13h às 17h
Entrada Franca
Todos os quadros estão a venda: O contato pode ser feito pelo instagram @oretratistadesatolep
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário