Estreia nesta quinta-feira, 14 de janeiro de 2021, às 20h, o episódio piloto do projeto Mulheridades, com Thalita Moreira.
O projeto Mulheridades busca atuar como uma janela para disseminar vídeos de diferentes mulheres – negras, brancas, indigenas, trans – de diferentes regiões. Mulheres de saberes periféricos, com experiência em cultura, educação, meio ambiente, feminismo, consumo consciente, entre outros saberes.
Os vídeos pretendem tratar de experiências cotidianas e mostrar seus trabalhos ao público por meio do cinema, tendo elas mesmas como narradoras de suas histórias: histórias de superação, de resistência ao capitalismo, de batalhas micropolíticas para um mundo melhor e mais igualitário.
Para abrir essa proposta, a primeira mulher convidada é a multiartista Thalita Moreira. Formada em teatro em 2016 pela UFPEL, Thalita é atriz e professora de teatro; mestra em Educação pela UFPEL (2020) e doutoranda em Educação na UFPEL (2020). Mulher, negra, periférica, vem aliando a educação, a arte e alguns movimentos de cultura e resistência, na busca de afirmar-se como um corpo preto feminino sobrevivente.
No vídeo, Thalita conta um pouco de sua trajetória de vida e realiza performances acompanhada de Andreza de Mattos. Numa dessas performances, utiliza o poema Me gritaram negra, da ativista afro-peruana Victória Santa Cruz.
Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult
O lançamento ocorrerá às 20h do dia 14.01 no canal do youtube do projeto, como uma possibilidade de garantir amplo acesso. O link para a estreia é https://youtu.be/_vDf0vnciYw.
O episódio piloto do Mulheridades foi financiado pelo Prêmio Movimento Cultura Pelotense da Secult Pelotas, através da Lei Aldir Blanc.
Siga no instagram @projeto_mulheridades.
FICHA TÉCNICA
Roteiro do episódio piloto
Thalita Ferreira Moreira
Performances
Thalita Moreira Andreza de Mattos (percussão)
Direção e montagem (colaboração)
Cíntia Langie
Produção (colaboração)
Bárbara Hypolito
Direção de fotografia (colaboração)
Daniela Pinheiro
Felipe Campal
Câmera (colaboração)
Cíntia Langie
Daniela Pinheiro
Felipe Campal
Música (colaboração)
“Resumo” – Colibrisa
Design
Bárbara Calixto
Jojo Bezerra
Finalização de cor (colaboração)
Felipe Campal
Foto Still (colaboração)
Daniela Pinheiro
Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário