RadaRS 12: Thiago Ramil, Tom Neves, Dona Conceição, Valentin, Jéssica Berdet e outros lançamentos


A décima segunda edição do Radar RS traz alguns dos principais lançamentos da música independente do Rio Grande do Sul que chegaram nas plataformas nas últimas semanas. São um total de 12 novos trabalhos entre álbuns, EPs, clipes e singles.

Um número que impressiona, visto as dificuldades que enfrentamos atualmente devido à situação de crise sanitária no país. Mais ainda se considerarmos que são apenas lançamentos compreendidos em um intervalo de 15 dias e que nesta sexta-feira (07) novos trabalhos estão chegando.

Um dos principais destaques desta edição é o terceiro álbum do cantor e compositor Thiago Ramil, um trabalho cheio de convidados e dividido em quatro EPs visuais. Já o rapper Nego Joca disponibilizou uma versão Deluxe, com três músicas inéditas, do seu álbum de estreia. Em formato um pouco menores, a cantora Jéssica Berdete e o músico compositor Carlos Hahn apresentaram seus novos EPs, sendo que a primeira ainda trouxe uma versão visual em uma parceria com a fotógrafa Mandy Medeiros e a artista visual Camila Frank.

Recentemente, foram lançados alguns trabalhos de estreia como o primeiro EP do cantor Jow e o compacto do projeto pelotense Jubart. Ainda nesta edição, você poderá conferir os clipes novos de Dona Conceição, Bianca Obino, Tom Neves e Liddia; os singles de Mano Rick e Valentin; além de algumas novidades da cena nacional.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Thiago Ramil – O sol marca o andar do tempo e a imensidão do universo todo dia (álbum)

Na última quinta (29), o cantor e compositor Thiago Ramil disponibilizou o terceiro álbum de sua carreira, de forma completa. O lançamento foi dividido em partes, quatro EPs visuais que representam cada uma das estações. O conjunto de canções e vídeos mergulham profundamente na musicalidade e narrativas do artista gaúcho, conduzido pelas nuances sonoras e cromáticas das subdivisões de períodos do ano. “As músicas vão variando de cor e som na medida que se afastam de uma estação e se aproximam da outra. Essas variações fazem com que o álbum completo represente uma espécie de degradê (arco-íris), em que a cores se movem sutilmente até retornar ao início, completando a volta”, explica Thiago. O álbum recebeu o cuidado de quatro produtores musicais e quatro artistas visuais diferentes para representar cada fase do disco e conta com algumas participações especiais como das cantoras Pâmela Amaro e Thayan Martins. Confira trabalho na integra: https://links.altafonte.com/n6abkqd

Dona Conceição – Psicografia Popular (clipe)

A nova música e clipe de Dona Conceição, chamada Psicografia Popular, foi gravada em 2019, antes da pandemia. Com participação de Gutcha Ramil e Fabrício Gambogi, e direção de Luis Ferreira, o trabalho audiovisual chegou ao YouTube no último dia 27. “Escolhi um campo do Panamá, na vila Bom Jesus, para gravar o clipe, um bairro de maioria negra, fruto de uma gentrificação estabelecida há muito tempo, esse som tem a essência desses subúrbios da grande Porto Alegre em um compasso ternário”, afirma Conceição. Este lançamento ocorre a pouco mais de dois meses do artista ter apresentado o EP “Amor e Água”, via projeto Tem Preto no Sul, financiado pela Natura Musical. O artista que traz em sua música e poesia a força e a determinação do jovem negro de periferia, com muita sensibilidade e os pés fincados em suas raízes, conta ainda com o álbum “Asè de Fala”, de 2018.

Tom Neves – Sandália (clipe)

Começando a projetar um novo trabalho, o músico Tom Neves lançou no último dia 28 um clipe para a música “Sandália”. Essa é a última faixa do álbum Caminho do Bem (2019) a ganhar um videoclipe, fechando um ciclo iniciado há dois anos que gerou um trabalho audiovisual para maioria das músicas presentes no seu segundo disco. Para o clipe de Sandália, a locação ocorreu nas ruas do porto de Pelotas e teve a participação da dançarina Alexsandra Valadão. Mais uma vez, o músico porto-alegrense conhecido na noite pelotense contou com a parceria com a produtora A Corte Films. Acompanham Tom Nevas na banda Igo Santos na Bateria, João Lovato na guitarra e Ottoni de Leon no baixo.

Mano Rick – Calçada (single)

“A música ‘Calçada’ relata o ponto de vista determinado do rapper Mano Rick, que apesar de ter crescido frente a hostilidade das ruas, fez das calçadas a sua sala de aula; e na música encontrou um sentido para manter-se firme e focado em seus objetivos”. O artista do bairro Dunas, na zona leste de Pelotas, conta com um álbum, um EP e uma série de singles e clipes em uma longa trajetória que desponta no rap do sul do estado.

Valentin – Uni-vos! (single)

Na véspera do dia do trabalhador, o projeto Valentin apresentou um novo single, “Uni-vos!”. A faixa, que também contará com videoclipe, fala sobre a exploração nas relações de trabalho e as estratégias de despolitização na luta por direitos. Como o refrão entrega, “é caso pensado, plano articulado de quem se alimenta do seu suor enquanto você corre atrás do seu pão”. Valentin é o projeto solo do músico gaúcho Érico Junqueira, que em 12 anos de trajetória já conta com 3 álbuns e 3 EPs na discografia, além de uma série de turnês pelo Brasil. A capa do single traz uma foto de Pedro Aguiar Stropasolas, tirada na primeira greve nacional dos entregadores de aplicativos, em São Paulo. Confira em sua plataforma preferida: https://found.ee/Uni-vos

Nego Joca – Pré-História: Introdução ao Sonho de Guri Vol. II DELUXE (álbum)

Em abril do ano passado, o rapper Nego Joca lançou seu primeiro disco, através do selo Lado Sul. O álbum “Pré-História: Introdução ao Sonho de Guri” é uma espécie de continuação do conceito que havia sido inaugurado no seu EP de estreia de 2016. Esta versão Deluxe, que chegou nas plataformas no último dia 30, traz cinco faixas extras. São três músicas inéditas e outras que já haviam saído como singles nos últimos meses. É o caso de “Férias em L.A.” (clipe abaixo), música lançada em janeiro com participação de Liip e Jô, produção e mixagem do Liip, gravação e masterização do OCorre Lab. A arte de capa é assinada novamente por Matheus Santa Cruz. Confira versão Deluxe: https://links.altafonte.com/6j70voo

Jéssica Berdet – Poemagem: a fina arte da composição (EP Visual)

“Poemagem: a fina arte da composição” é um EP visual assinado pela cantautora Jéssica Berdet, em parceria com a fotógrafa e videomaker Mandy Medeiros e a artista visual e performer Camila Frank. A ideia do projeto surgiu há um ano quando Jéssica montou um estúdio em casa e começou a fazer uma série de experimentações sonoras. Foi quando ela revisitou algumas de suas poesias. Depois, resolveu fazer um vídeo em que sobrepõe imagens antigas feitas pela mãe com outras mais atuais. Desta experimentação, surgiu “Ofício” a primeira faixa do EP a ser lançada em vídeo. Em parceria com Mandy e Camila, Jéssica lançou ainda outros dois vídeos ao longo de abril até o EP chegar em todas as plataformas no último dia 30. A cantora de Porto Alegre ainda conta com um álbum, chamado (In)visível, lançado em 2018. Ouça em sua plataforma preferida: https://musics.link/poemagem

Jow – Eu (EP)

Natural da cidade de Pelotas, o cantor Jow, que atualmente reside em Porto Alegre, lançou no último dia 24 seu EP de estreia. São quatro faixas em que o jovem trata de amores, decepções, amigos, viver em uma metrópole, buscando dialogar com a sua geração dos vinte e poucos. O trabalho foi lançado via InOut Produtora e conta com mixagem e masterização de João Augusto da Silva (Jojô). No mesmo dia do lançamento do EP, também entrou no YouTube um clipe para faixa “24”, uma realização da Universo Paralelo Films.

Bianca Obino – 10.000 Vezes (single e clipe)

Atualmente moradora do litoral de São Paulo, a gaúcha Bianca Obino deu início a uma nova fase de sua carreira com o projeto intitulado “Slow Art Identity”. 10.000 Vezes é o primeiro de uma série de lançamentos feitos pela artista a partir de experimentações que flertam com o pop, a MPB e a World Music. A música fala de mudanças e o clipe, que estreou no último dia 29, mostra Bianca em diferentes figurinos, todos inspirados no camaleão da música pop David Bowie. A direção é de Vinícius Lara e Henrique Wallau (Agência Dojo).

Jubart – Autoanálise (EP)

O projeto pelotense Jubart apareceu na primeira edição desta seção, em setembro passado. Na ocasião, Eduardo Lopes, o Jubart, apresentou o single “Autoanálise”. Os planos iniciais eram lançar um EP com 4 faixas, se tornou um Compacto com 2 faixas, a faixa nova “Mais uma xícara de café” e a própria “Autoanálise” que já tinha sido lançada anteriormente. A faixa nova contou com as participações de Gabriel Soares na bateria e do Lucas Consentins na guitarra. A capa do compacto teve a direção de arte feita pelo próprio Eduardo, com a fotografia e ilustrações de Eduarda Fonseca. Ouça em: https://ps.onerpm.com/5353410487

Liddia – Hey Credo (single e clipe)

Na última sexta-feira, dia 30, a rapper pelotense Liddia lançou seu novo single, Hey Credo. A música chegou acompanhada de um clipe produzido em um estúdio em Rio Grande, pela A Corte Films, com a participação especial de Sawannah Guimarães. O som conta com beat de Lino e mix e master de iniVbeats. “A música nos proporciona um universo de sentimentos e atitudes. Através dela eu me curo, eu me aproximo do que há de mais real em mim, eu organizo meus sentimentos, eu me transformo”, declarou a artista poucos dias antes da nova música chegar nas plataformas.

Carlos Hahn – Trilogia do Golpe (EP)

O músico Carlos Hahn disponibilizou o EP Trilogia do Golpe nas plataformas digitais nesta quarta-feira, dia 5. Com produção artística de Luciano Albo e produção executiva de Gustavo Telles, o disco aborda três momentos históricos decorrentes do golpe parlamentar de 2016. O trabalho foi gravado em 2020, nos estúdios Cegonha e La Muzika e além de Albo (baixo, guitarras e backing vocals) e Telles (bateria), traz participações de Murilo Moura (teclados), os ex-parceiros de O Badulaque (Pedro Hahn, Rolando Alencar e Tinho Alencastro) e Chico de los Santos, com quem são divididos os vocais em “Rock das Raposa”. O músico, compositor e poeta atualmente mora em Canela,

Vale conferir:

Amaro Freitas – Baquaqua (single)
Depois de participar do EP Amor, de Milton Nascimento e Criolo, o pianista pernambucano Amaro Freitas, considerado uma das melhores revelações do jazz brasileiro contemporâneo, prepara seu terceiro disco, que se chamará “Sankofa” e sairá em junho. Baquaqua é o primeiro single.
Conferir: https://backl.ink/146213400

Pretta Soul – Poder Preto (álbum)
Diretamente do Rio Grande do Norte, a artista e rapper Pretta Soul lança seu álbum de estreia de sua longa carreira, em um trabalho viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc.
Conferir: https://ps.onerpm.com/prettasoul

MV Bill – Voando Baixo (álbum)
“Voando Baixo” é o 12º álbum do carioca MV Bill. O disco é uma crônica sobre o cotidiano caótico de um país desestabilizado.
Conferir: https://ps.onerpm.com/VoandoBaixo

Fernando Mascarenhas – Dizperto (álbum)
Com um EP e dois singles já lançados como projeto solo, o compositor mineiro Fernando Mascarenhas apresenta um indie pop, com referências de MPB, em seu primeiro álbum lançado na última sexta.
Conferir: https://tratore.ffm.to/dizperto

Kunumi MC – Jaguatá Tenondé (clipe)
Kunumi MC canta sobre espiritualidade em seu novo single que chegou acompanhado de um clipe. Nesta canção, o artista guarani decidiu investir em algo que chama de música de rezo.
Conferir: https://www.youtube.com/watch?v=nCRfDMbVUn0

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*