A Sopa de Pedra – Peça Infanto Juvenil com 13 anos de sucesso se apresenta em Pelotas


O espetáculo A Sopa de Pedra, de Tatiana Belinky, uma das mais bem sucedidas produções de teatro infanto-juvenil, em cartaz há 13 anos, selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, vai se apresentar em Pelotas.

Aplaudido pelo público infantil, esse divertido conto popular é um musical que encanta gente de todas as idades, e foi considerado pela crítica especializada “um dos melhores espetáculos do ano”, quando estreou em São Paulo no Teatro Sérgio Cardoso em 1998. Recebeu indicações para os mais importantes prêmios do Teatro.

A Sopa de Pedra é uma produção do Grupo Luz e Ribalta, da Cooperativa Paulista de Teatro. Entre outras montagens, o grupo tem cinco produções de textos de Tatiana Belinky, e segue a proposta de contar histórias através da obra de uma das mais importantes escritoras da literatura infantil brasileira.

Serão realizadas duas apresentações em Pelotas, no Teatro do COP, nos dias 31 de março e 1º de abril, às 17:00 horas, com ingressos a preços populares de R$ 5,00.

As apresentações acontecerão na semana em que se comemora o ‘Dia Mundial do Teatro’ – 27 de março – estabelecido pelo Instituto Internacional de Teatro da UNESCO, e o Centro de Artes da UFPel está organizando eventos especiais para a data.

Com o patrocínio da Petrobras Distribuidora S.A. este projeto leva A Sopa de Pedra a 10 cidades brasileiras: Pelotas, Caxias do Sul e Bagé, no RS, Foz do Iguaçu e Maringá – PR, Dourados – MS, Altamira e Santarém – PA, e Santos e Paulínia em SP.

O espetáculo participou de vários Festivais de Teatro. Gravado pela TV Ra-Tim-Bum, foi incluído entre os eventos especiais dos 40 anos da TV Cultura em 2009, e permanece até hoje na programação da emissora. Representou o Brasil no Festival Internacional de Teatro del Caribe, do ITI/UNESCO, em Santa Marta, Colômbia e participou da Feira Internacional Literária de Tocantins, em 2011.

“os atores dominam a cena com cantigas e interpretações precisas, para uma platéia absolutamente encantada” (Mônica Rodrigues Costa – Folha de São Paulo), “um conto popular com o talento de quem realmente conhece seu ofício e não precisa lançar mão de falsas modernidades cênicas para encobrir falhas de dramaturgia” ( Dib Carneiro Neto – Caderno 2 – O Estado de São Paulo), “tem música executada ao vivo e a direção de Antônio de Andrade que acentua sem exagero as nuances dos personagens” ( Pedro Autran Ribeiro – Jornal da Tarde).

A Sopa de Pedra tem cenário e figurinos do premiado Carlos Colabone e no elenco os atores Luiz Amorim, Níveo Diegues e Theodora Ribeiro, além da participação dos músicos Renato Comi, também diretor musical, e do percussionista Erick Chica, que executam ao vivo as músicas especialmente compostas para o espetáculo além de outras bem conhecidas do cancioneiro popular.

SINOPSE: Dois companheiros de aventuras, os ‘artistas-cantores’ Magnólio e Benzedrino, cansados e famintos, encontram uma casinha no meio da estrada. A dona é uma Velha Avarenta que vive a economizar e que não vai dar nada a eles. Usando de muita astúcia, eles vão apresentar seus dotes e talentos para tentar convencê-la. Uma divertida artimanha terá que ser utilizada para que eles consigam descansar um pouquinho e saciar a sua fome. Quem sabe uma suculenta Sopa, que só de imaginar já dá água na boca?

Serviço:
Espetáculo infanto-juvenil para todas as idades.
Quando: Dias 31 de março e 1º de Abril
Horário: 17:00 horas
Onde: TEATRO do COP
Rua Almirante Barroso, 2540
Duração: 50 minutos
Ingressos: R$ 5,00