Um passeio pela obra poética da escritora pelotense Berenice Sica Lamas

Editado pela Ardotempo,  Poemário apresenta compilados de 11 obras de poesia de Berenice Sica Lamas, de 1999 a 2013, incluindo muitos poemas inéditos. Leitura que passeia pela obra poética da autora, ao longo de 224 páginas, evidenciando temas universais da literatura: vida, morte, solidão, amor, erotismo, liberdade, tempo, espaço, consciência, o social e o coletivo, ciclos de gerações.    

O livro é organizado iniciando com os inéditos, seguidos dos poemas escolhidos na cronologia contrária das publicações e na subsequência, alguns reunidos em antologias, revistas e sites. Estão presentes fragmentos dos prefácios, apresentações, abas e posfácios das pessoas que os escreveram, como forma de outra vez dialogar com todas e todos. Para Berenice, “escrever poesia é um modo de caçar palavras, delirar, visionar, recriar realidade”. E celebra: “encanto e assombro.  O gozo das palavras, deleite”.

A apresentação desta seleção de poemas cabe a Luiz-Olyntho Telles da Silva, psicanalista e escritor, em belo ensaio onde observa: “Esse percurso, por si mesmo, pode ser entendido como uma metáfora de sua viagem à sua história, à sua infância, ao interior de si mesma, tema que se mostrará em grande parte de seus poemas”.

E avança em sua apreciação: “A poeta, transfigurada em um fotógrafo pós-moderno, vê a si mesma como um duplo, ainda que aos pedaços, mas pedaços que lhe permitem ser quem ela é. E a luz a iluminar esses instantâneos é tão mágica quanto a da Lâmpada de Aladim, ou a dos contos fantásticos de Lygia Fagundes Telles. Assim como as águas de março, para Tom Jobim, encerram o verão, para Berenice essas águas são uma alegoria da menina que, crescendo, vai deixando a inocência infantil para trás – o tempo paradisíaco que tanto buscara Proust.”

A sessão de autógrafos acontece no dia 10 de agosto (quarta-feira), das 17h às 21h, no La vita è Bella (Rua Dona Leonor, 45 – Bairro Rio Branco – Porto Alegre). Poemário (Ardotempo, 224 páginas, ISBN 978-65-995170-7-5, R$50) pode ser adquirido nas livrarias Bamboletras, Taverna, Vanguarda, pelo e-mail ardotempo@gmail.com ou no site www.ardotempo.com.

Berenice Sica Lamas

Natural de Pelotas (RS). Psicóloga, escritora, poeta, ensaísta, mestre em Psicologia Social, doutora em Letras. Consultora em organizações de relações de trabalho, coaching e desenvolvimento humano. Orientadora de oficinas de escrita no Scrivere – espaço de criação literária.

Professora universitária na PUCRS durante 30 anos. Mãe de 2 filhos e avó de 4 netos. Membro da Academia Literária Feminina/RS, da Academia de psicólogos escritores da América Latina – APEAL, da AJEB – associação de jornalistas e escritoras do Brasil e da Divine académie française des arts, lettres et culture.

Publicou livros de poesia, contos, crônicas, ensaios, tendo participado de inúmeras antologias e livros coletivos, dentre os quais Contos do novo milênio – org. Charles Kiefer -, coleção de livros de minicontos da Casa Verde Ed., Construtores de Histórias de famílias italianas no RS, Coletânea de poesia contemporânea gaúcha 2013/AL-RS, Do sul à China/ IEL/bilíngue mandarim, Fil rouge – poesie sulle mestruazioni /italiano, Escritores de Língua Portuguesa III/bilíngue alemão e Brasil e seus brasileiros/bilíngue francês. Participa do livro Os embaixadores, que homenageia escritores gaúchos que romperam fronteiras.

Prêmios literários na Itália, Brasil e Uruguai – destaque Victoria – Arte y Quehacer social. Viveu na Itália, onde trabalhou na área de assistência e traduções e participou de laboratórios de escritura e do Gruppo’ 98 di Poesia. O livro Essências e geografias recebeu o Prêmio AGES Livro do Ano 2018 na categoria crônica e o documentário autobiográfico Berenice Sica Lamas – o limiar de um perfil, a moção destaque cultural 2021 pela AJEB/RS. Coorientadora do projeto virtual Recital – cultura em transformação, com 5 episódios em 2021.

1 Trackback / Pingback

  1. Roda de conversa com a escritora Patrícia Lessa no Mercado Central

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*