Arquivo completo pode ser baixado no site do projeto Almanaque do Bicentenário, nos três volumes que completam a obra.
Matéria publicada em 04/03/2015 – Atualizada em 18/01/2023
O Volume 3 do Almanaque do Bicentenário já está disponível para download, ofertando ao público uma conexão com os 200 anos de história da cidade de Pelotas. Para acessar o arquivo em PDF basta clicar aqui e baixar o arquivo original das 640 páginas que compõem o terceiro volume do projeto.
“Este projeto representa o legado ao terceiro centenário da cidade e um presente real e fático à Princesa do Sul por seus 200 anos”, resume Duda Keiber, da Gaia Cultura &Arte. O lançamento do Almanaque do Bicentenário – volume 3 – acontece no dia 9 de março, às 19h, na Secretaria de Cultura de Pelotas (Secult). A data celebra os 150 anos de nascimento de Simões e o evento marca a primeira solenidade do biênio de comemorações alusivas ao escritor.
Com 640 páginas a publicação situa Pelotas no tempo a partir do ano de 1962 até os dias de hoje. Para montar esse mosaico histórico o projeto contou com a colaboração de mais de 30 fotógrafos, que contribuíram para formação de um acervo iconográfico, divido em 27 temas. “São mais de 1 mil imagens, cedidas por fotógrafos profissionais e amadores, além da colaboração de famílias que enviaram fotos de seu acervo pessoal”, resume Duda.
Almanaque do Bicentenário
A distribuição dos exemplares impressos é dirigida à bibliotecas, entidades culturais, imprensa especializada e convidados. Dentro da contrapartida do projeto está a doação de exemplares para Prefeitura Municipal de Pelotas, para envio às bibliotecas das escolas municipais.
“É importante que as pessoas entendam que no dia do lançamento do Almanaque a entrega de exemplares só será feita aqueles que receberam o convite e constam na lista composta pelos segmentos citados acima”, enfatiza Duda. Segundo ele, é importante frisar que o público terá acesso a toda obra do projeto nas bibliotecas e também através do arquivo digital.
Projeto
No primeiro volume o Almanaque do Bicentenário resgatou a revista do 1º Centenário da cidade, um material raro e de cunho histórico, com a assinatura de João Simōes Lopes Neto e que traz dados de Pelotas nos seus primeiros 100 anos.
Os volumes 2 e 3 reúnem o trabalho de mais de 30 pesquisadores e historiadores, revendo a história da cidade de 1912 até 2012. O Almanaque do Bicentenário – Volume 3 é uma realização da Gaia Cultura & Arte, financiado através do Procultura-RS, com patrocínio da Josapar, Biri Refrigerantes e Companytec Automação e Controle LTDA.
O projeto também conta com a coordenação editorial do professor Luís Rubira, a pesquisa iconográfica de Guilherme Pinto de Almeida e montagem e arte gráfica de Valder Valeirão (Nativu Design).
Foto de capa do Almanaque: Nauro Júnior
Fonte: Gabriela Mazza – Jornalista – MtB: 9838
Satolep Press – Comunicação e fotografia
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.