O coletivo de escritores Seis + 1, formado por Alexandre Brito, Antonio Schimeneck, Caio Riter, Christian David, Gláucia de Souza e Laura Castilhos, lança seu segundo título pela Physalis Editora, de Pablo Morenno. O livro de poesia infantojuvenil Por enquanto (Physalis, 88 páginas, R$54) tem coordenação editorial de Elaine Maritza da Silveira e projeto gráfico de Martina Schreiner.
A poesia é sempre espaço para encontros com a emoção, com a experiência do eu lírico, que, por meio da leitura, dialoga com o leitor jovem. Por enquantocompõe-se de vários poemas criados de forma coletiva, a doze mãos, pelo grupo Seis + 1; poemas que pretendem falar do adolescer, com suas alegrias e suas dores. Individualidade, amor, interdições, sonhos e desejos são apresentados em sensível diálogo com o tempo da adolescência. Os seis também criaram as ilustrações presentes no livro.
O lançamento será dia 27 de abril, às 16 horas, no Clube de Cultura (Rua Ramiro Barcelos, 1853 – Bom Fim – Porto Alegre). Além dos autógrafos, será realizado um sarau poético com a participação dos autores e direção da Márcia do Canto.
Seis mais um
Lançada ainda no final de 2019, a ideia de montar um grupo de autores para trocarem ideias sobre literatura, cultura, arte e seus fazeres criativos foi sendo maturada e adiada, até que o isolamento físico trouxe mais forte o desejo do encontro, ainda que pela tela.
E os momentos de partilha acerca de assuntos relativos à criação, bem como de escrita coletiva, resultaram na novela juvenil e fiquem bem (também pela Physalis), escrita nos encontros virtuais e lançada presencialmente em 2021, quando a vacina trouxe certo alívio e retomada gradativa do convívio social.
“Nosso grupo, que tanto nos fortaleceu durante o isolamento social, continuou a se reunir presencialmente tão logo nos foi possível. Vencido o desafio de escrever uma narrativa juvenil, pensamos em dar continuidade à escrita coletiva por meio de um novo projeto: escrever um livro de poemas. Afinal, que gênero seria mais adequado para dar conta das perplexidades que surgiram após tudo o que a humanidade vivenciou durante a pandemia?
Foi assim que surgiu nosso livro Por Enquanto, uma coletânea de poemas dividida por assuntos que inquietam tanto jovens, quanto adultos. Ao compor cada seção do livro, fizemos atividades que despertassem a sensibilidade de cada um de nós para a escrita: ouvimos música, observamos imagens, montamos e desmontamos palavras e… recortamos papéis! A partir da minha experiência com os papercuts de Hans Christian Andersen, o coletivo fez uma vivência de recortes em papel que resultou nas ilustrações que aparecem nesse livro”, comenta Gláucia de Souza.
Physalis Editora
Fundada no ano de 2014 em Passo Fundo, a Physalis é uma casa editorial que acolhe e produz textos de qualidade de literatura infantil e juvenil, com cuidado na materialidade do livro. O editor Pablo Morenno explica a proposta: “Cada publicação nossa é dirigida a crianças e jovens criativos, capazes de lidar simbolicamente com todas as questões, que não podem ser aprendidas ou ensinadas, existentes entre o nascimento e a morte, como diz Yolanda Reyes, nossa inspiradora”, observa. A editora possui diversas premiações na bagagem (Troféu Açorianos de Literatura, Prêmio AGES, Prêmio Minuano, Troféu Carlos Urbim, Acervo Básico da FNLIJ, Prêmio Cidade de Passo Fundo e Prêmio LeBlanc).
Assessora de Comunicação
Faça um comentário