Obras de João Gilberto Noll e Edgar Vasques são as principais atrações dos três últimos dias de festival
A quinta edição do Festival Literário Rastros do Verão terá programação gratuita nesta sexta, sábado e próxima segunda-feira nas livrarias Paralelo 30, Taverna, Macun e Clareira.
Idealizado para homenagear a memória e o legado literário de João Gilberto Noll e difundir a produção literária local mais recente, o festival vem ocorrendo desde 24 de fevereiro em sete livrarias da cidade e na Casa de Cultura Mario Quintana, com a participação de cerca de 70 autores e autoras.
Os destaques ficam por conta das participações dos escritores Marcelino Freire e Valéria Martins que vão debater a obra de Noll neste sábado na livraria Taverna, e do cartunista e artista gráfico Edgar Vasques que participará de um bate-papo sobre os 50 anos do “Rango 1” (primeiro álbum, editora L&PM), com mediação de Guaraci Fraga e Roger Lerina na livraria Clareira.
“Em 1970, em plena Ditadura Militar, eu tinha 20 anos e via no centro de Porto Alegre, onde nasci e me criei, a miséria crescente – menores abandonados, moradores de rua, etc. Mas a mídia, censurada ou conivente, só elogiava um tal ‘milagre econômico brasileiro’, situação absurda em que a realidade visível não era vista pela imprensa, e eu reagi com as armas que tinha, usando o desenho para mostrar a miséria. Essa foi a origem do Rango. E, infelizmente, ainda hoje é necessário falar do assunto”, comenta Vasques.
No mesmo dia, segunda-feira, 25 de março, também na Clareira, haverá a abertura de uma exposição com tiras originais do Rango.
Confira abaixo a programação dos três últimos dias de Rastros do Verão em Porto Alegre
Últimos dias do 5º Festival Literário Rastros do Verão
22 de março, sexta-feira
Local: Paralelo 30 (R. Vieira de Castro, 48 – Farroupilha, Porto Alegre/RS)
18h30 – Leituras com Daniele Kipper Marquetti
19h – Bate-papo com Lolita Campani Beretta e Juliana Maffeis (haverá sessão de autógrafos do livro “Caminhávamos pela beira”, com Lolita Campani Beretta
23 de março, sábado
Local: Livraria Taverna (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS)
15h30 – Leituras com Cátia Simon e Manuela Lopes Dipp
16h – Conversa com Taiasmin Ohnmacht. Mediação: Jeferson Tenório e Paula Sperb
18h – Mesa sobre João Gilberto Noll com Marcelino Freire e Valéria Martins
Mediação: Flávio Ilha e João Nunes Jr.
Local: Livraria Macun (Rua Octávio Corrêa, 67 – Cidade Baixa, Porto Alegre/RS)
19h30 – Lançamento e sessão de autógrafos do livro “Torrão”, com Escobar Nogueira
20h – Sarau para João Gilberto Noll, com Helena Meireles (Preta Guardiã) e Nathallia Protázio. Participações de Marcelino Freire e Escobar Nogueira
21h30 – Show com Pâmela Amaro
25 de março, segunda-feira
Local: Clareira (Rua Henrique Dias, 111 – Bom Fim, Porto Alegre/RS)
18h30 – Bate-papo com Edgar Vasques sobre os 50 anos do “Rango 1” (primeiro álbum, editora L&PM). Mediação Guaraci Fraga e Roger Lerina. E abertura de exposição com originais do Rango.
Fonte: Vitor Diel
Leia também: Festival Internacional Sesc de Música foi prestigiado por mais de 40 mil pessoas em sua 12ª edição
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário