Tenho em mim todos os sonhos do mundo, dizia Fernando Pessoa. A terra do poeta português que inspira gerações através das palavras recebe neste sábado(21) o livro “A vida cabe em um Fusca”, de Nauro Júnior.
A saga de cruzar o Atlântico é a concretização de um sonho para o autor e para a Satolep Press, editora sediada em Pelotas. A primeira parada acontece na cidade do Porto, onde o escritor autografa a partir das 17h, no Dona Mira Bar, Café e Cultura. Na semana seguinte, sexta-feira (27), às 18h30, será a vez de Lisboa, na Livraria Palavra de Viajante.
A vida cabe em um Fusca
A obra chegou à Europa a partir da persistência e das boas conexões. A partir da ideia da editora do livro, Gabi Mazza, ocorreu o contato com a Saudade Livraria e Distribuidora, de Jaime Mendes. A partir daí iniciaram os trâmites para levar o livro aos leitores portugueses. “Lançamos o livro no começo de novembro e em poucas semanas alcançou as duas listas de ouro dos mais vendidos do país, o que já nos deu um termômetro de que valeria alçar voos mais longos”, destaca Gabi.
A obra ocupou a 17º posição da lista da Revista Veja e 8º lugar na Nielsen-PublishNews, de autores nacionais, no segmento não-ficção. A editora pelotense Satolep Press também estreou na lista, que teve no topo referências como Companhia das Letras, Grupo Editorial Records e Sextante.
Nauro Júnior
Segundo o autor, Nauro Júnior, a possibilidade de levar o livro além das fronteiras brasileiras é mais uma prova da importância de se ter os sonhos no horizonte. “A essência do que escrevo diz que o impossível não existe e procuro trazer essa máxima para a vida”, observa.
O modelo VW conhecido nas terras portuguesas como Carocha, é o fio condutor das 376 páginas onde o autor divide emocionantes histórias vividas desde a infância até as aventuras percorridas por 17 países ao redor do mundo. Segundo o escritor Afonso Borges no podcast Mondolivro, o livro descreve de forma envolvente as viagens do autor pela Europa, América Latina e até Antártida. “A partir das suas experiências, Nauro provoca uma série de reflexões sobre desapego, liberdade, simplicidade e as coisas que são essenciais na vida”, resume.
Para o poeta e escritor Fabrício Carpinejar, além de um excelente narrador, Nauro é um pescador. “Puxa a melhor versão do outro no oceano das palavras”, observa. Em Portugal a parceria com a Saudade Livraria e Distribuidora, de Jaime Mendes, permitiu a conexão com os leitores portugueses.
Sobre o Autor
Formado em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e autor de outros seis títulos, Nauro Júnior além de escritor é conhecido por suas habilidades por trás das máquinas fotográficas, já que atuou por duas décadas como repórter fotógrafo na imprensa brasileira.
Desde 2013 é o protagonista da Expedição Fuscamérica, projeto autoral onde desvenda as fronteiras culturais a bordo de um Fusca ano 1968, batizado de Segundinho. Crônico sonhador, o autor é um viajante inveterado, que só se aproximou da paz quando descobriu que ela cabia dentro de um Fusca.
Não um Fusca qualquer, de motor barulhento, direção gigante, assento disforme e rodas sem geometria, mas um veículo abastecido o suficiente para conduzi-lo à mais esburacada, íngreme e escorregadia das estradas – a da alma, protagonista deste livro.
Serviço:
LANÇAMENTO EM PORTO
A vida cabe em um Fusca de Nauro Júnior
Sábado – 21/01, às 17h
Dona Mira Bar – Rua Duque de Saldanha, 431 – Bonfim/Porto
LANÇAMENTO EM LISBOA
A vida cabe em um Fusca de Nauro Júnior
Sexta-feira – 27/01, às 18h30
Livraria Palavra de Viajante – Rua de São Bento, 34 – Lisboa
Site Expedição Fuscamérica: www.expediçãofuscamerica.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário