“Liberdade”, livro publicado em conjunto pelo Coletivo As DramaturgAs, idealizado e organizado por Patrícia Silveira e editado pela Concha Editora (Rio Grande – RS), recebeu o Prêmio AGES – 2023 – Livro do Ano na categoria Dramaturgia.
O livro contém 15 textos sobre o tema, apresentando diferentes estéticas e poéticas, alguns mais ligados à dramaturgia experimental, outros mais autobiográficos, alguns com elementos de comicidade, outros mais narrativos, outros mais dialógicos, alguns abordam a terceira idade, outros o tema do racismo, em um conjunto amplo de propostas conforme o trabalho de cada autora.
Além da organizadora, Patrícia Silveira, assinam os textos as dramaturgas: Carina Corá, Dedé Ribeiro, Dedy Ricardo, Elisa Lucas, Fernanda Moreno, Jéssica Barbosa, Jéssica Lusia, Lourdes Kauffmann, Natasha Centenaro, Patrícia Silveira, Patsy Cecato, Silvana Rodrigues, Stella Bento, Virgínia Schabbach e Viviane Juguero.
Foto: Arquivo Coletivo As DramaturAs
Uma obra de muita importância para o teatro brasileiro, que traz um olhar contemporâneo sobre esse tema na perspectiva de diferentes artistas.
A cerimônia de entrega do Prêmio AGES ocorreu em 28 de novembro, em Porto Alegre, RS e foi conduzida por Liana Timm, presidenta da AGES, ao lado da vice-presidenta cultural, Cátia Castilhos Simon.
O Prêmio AGES Livro do Ano 2023 foi conferido às melhores obras publicadas em 2022, em primeira edição por escritoras e escritores naturais ou residentes no Rio Grande do Sul.
A premiação ocorreu de forma democrática em votação secreta, pelas associadas e associados da entidade a partir de uma seleção de finalistas por um júri especializado.
Livros vencedores do Prêmio AGES – 2023
NARRATIVA CURTA: “Júpiter Marte Saturno”, Irka Barrios, Uboro Lopes
NARRATIVA LONGA: “Ela se chama Rodolfo”, Júlia Dantas, DBA
POESIA: “Sal”, Mar Becker, Assírio & Alvim
CRÔNICA: “Crônica de um mundo ausente”, Cristiano Fretta, Bestiário
NÃO-FICÇÃO: “O incendiário”, Rafael Guimaraens, Libretos
INFANTIL: “Azul Real”, de Christian David, Casa do Lobo
JUVENIL: “Lápis preto na linha d’água”, Adriana Maschmann, Boaventura
ESPECIAL: “Caderno de desdenho”, Santiago, Libretos
DRAMATURGIA: “Liberdade”, organizado por Patrícia Silveira, Concha Editora
Liberdade é um dos finalistas do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras 2023 (ARL), na categoria Arte Dramática
Liberdade também é um dos finalistas do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras 2023 (ARL), na categoria Arte Dramática. A premiação ocorrerá no próximo dia 13 de dezembro, quarta-feira, às 19h, no auditório da Livraria Cultura no Bourbon Country.
Sobre o Coletivo As DramaturgAs
Criado em 2017 em Porto Alegre, o Coletivo As DramaturgAs reúne 15 autoras brasileiras, todas gaúchas com residência em diferentes cidades do Brasil. Realizou diversos eventos sobre dramaturgia e publicou 14 livros. No primeiro trabalho, foram lançadas 13 obras individuais das autoras pela EdiPUCRS, em 2018. Na segunda publicação, no final de 2022, foi lançada a coletânea Liberdade, pela Concha Editora.
O grupo, inicialmente criado por Fernanda Moreno e Patrícia Silveira, tem como objetivo divulgar, através de encontros e publicações, textos teatrais escritos por mulheres, diante de uma produção secular permeada majoritariamente pela ausência de dramaturgas no cânone ocidental.
O coletivo acredita na importância do debate e da publicação em livro da dramaturgia contemporânea para que essas obras se tornem conhecidas, lidas e encenadas. O grupo se caracteriza pela diversidade, reunindo autoras com trajetórias e poéticas teatrais múltiplas. Tem o objetivo de criar ações para divulgação e promoção da dramaturgia contemporânea escrita por mulheres, entendendo a publicação em livro como um aspecto importantíssimo para que se crie uma cultura de circulação desses textos no país.
Entre as integrantes, além de dramaturgas, as artistas também trabalham como atrizes e diretoras de teatro, pesquisadoras, professoras em nível universitário, produtoras culturais, e escritoras em outros gêneros literários, configurando um grupo bastante presente na cena cultural.
Cada autora possui uma identidade enquanto escritora e artista de teatro, desenvolvendo um trabalho autônomo. Atualmente, fazem parte do grupo as autoras: Carina Corá, Dedé Ribeiro, Dedy, Ricardo, Elisa Lucas, Fernanda Moreno, Jéssica Barbosa, Jéssica Lusia, Lourdes Kauffmann, Natasha Centenaro, Patrícia Silveira, Patsy Cecato, Silvana Rodrigues, Stella Bento, Vika Schabbach e Viviane Juguero.
Instagram: https://www.instagram.com/coletivoasdramaturgas/
Sobre o livro Liberdade
Organizadora: Patrícia Silveira
Gênero: Dramaturgia | Número de páginas: 339 | Formato: 14x21cm
Preço de capa: R$75
Onde comprar: conchaeditora.com.br
Leia também: Entrevista: Esmute Farias – o baterista pelotense da 69 Enfermos que tocou no mesmo palco do Red Hot Chili Peppers
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário