No Mês das Crianças, Denise Weinréb participa de Feiras do Livro em Gramado e Canoas


Maribem: A menina que sonhava ser prefeita - crédito da capa: Matheus Furtado/DW Editora

Oficinas e sessões de autógrafos de títulos infantis ocorrem de 10 a 16 de outubro.

Prestes a lançar seu quinto livro infantil, Maribem: A menina que sonhava ser prefeita (DW Editora, 2023, 44 págs., R$ 48,00), a autora Denise Weinréb participa, neste Mês das Crianças, das Feiras do Livro de Gramado e Canoas. A escritora já tem mais de uma década de experiência em produção literária para esse público, focada em educação, sustentabilidade, ecologia e alimentação saudável.

Durante toda a manhã de 10 de outubro (terça-feira), a autora conduzirá oficinas interativas na Escola Municipal Maximiliano Hahn de Gramado, na Serra Gaúcha. Às 9h, está marcada a contação de história de A baleia arco-íris, lançada por Denise em 2017. Na sequência, às 10h30min, o bate-papo será sobre a obra Os 12 mandamentos verdes, também de 2017.

As sessões de autógrafos desses dois livros e mais de A Mandala do Sabor, título da escritora publicado em 2018, acontecem no próprio Dia da Criança, o feriado de 12 de outubro, às 16h. O evento será no Hall de Entrada do Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen, às margens do Lago Joaquina Rita Bier, com entrada franca.

Já em Canoas, no dia 16 de outubro, a autora apresenta seu novo projeto, que vem com uma temática bastante atual. Escrita no início de 2023, a história de Maribem: A menina que sonhava ser prefeita se passa em um pequeno município. Na escola de Ensino Fundamental, haverá uma atividade diferente e será sobre cidadania. As crianças ficam surpresas. A professora avisa que a próxima aula será na Prefeitura, onde elas poderão fazer perguntas ao prefeito, que explicará sobre orçamento, deveres e direitos dos cidadãos. Depois da visita, todos terão que fazer uma redação sobre a sua cidade. No dia da leitura dos textos, haverá uma votação para escolher de forma democrática a melhor redação. Quem será a vencedora?

“Considero fundamental apresentar às crianças noções básicas de cidadania e de democracia, por vivermos em uma sociedade democrática. Ter esse entendimento desde cedo dá suporte para a construção de valores mais reais e próximos da vida em comum para um futuro consciente”, avalia Denise Weinréb. Para a autora, a significância do coletivo, do respeito, da responsabilidade, das funções do agente público e do bem comum são pouco exploradas no mundo infantil: “Tratar essas questões de forma lúdica e simples foi o maior desafio desse trabalho, mas espero estar somando para o crescimento individual e social de todos”.

Cezar Miola, presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), na contracapa da publicação, reforça a importância de informar e incentivar os “pequenos” sobre o cuidado com os recursos públicos, democracia, solidariedade e empatia. ”É também nosso dever como cidadãos guiar as crianças no sentido de lhes mostrar que através de pequenas ações do dia a dia todos podem contribuir para um mundo melhor”, completa Victoria Machado Soares, pedagoga especialista em Educação Especial, também na última página do livro.

Sobre a autora:

Autora Denise Weinréb – crédito: Arquivo Pessoal

Denise Weinréb estudou em Oficinas Literárias ministradas por Charles Kiefer, Luís Augusto Fischer e Guto Leite. Tem contos publicados nos livros 102 que contam e Brevíssimo (organizados por Charles Kiefer). Publicou contos – Um passeio pela Rua da Praia, em No meu tempo – Histórias de Infância em Porto Alegre, e Rapsódia do Tique-Taque e Jogo de Memória na obra A Descoberta da Cidade – Memórias em Porto Alegre (organizados por Luís Augusto Fischer). Em 2012, lançou seu primeiro título infantil, A Tabuada na Ponta dos Dedos (reeditado em 2015). Participou da Feira do Livro de Porto Alegre em 2017, com o lançamento de duas obras também voltadas às crianças: Os 12 mandamentos verdes e A baleia arco-íris. Em 2018, lançou A Mandala do Sabor (AGE, 40 págs.). A autora também realizou oficinas interativas e cotação de histórias em escolas públicas, privadas e no Pão dos Pobres em Porto Alegre.

Crédito da capa: Matheus Furtado/DW Editora

MARIBEM: A MENINA QUE SONHAVA SER PREFEITA

Edição: DW Editora (RS)

Ilustrações: Matheus Furtado

Leitura crítica: Guto Leite

Projeto gráfico: Bruno Andrade (Ápice Design)

Apoio Institucional: Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON)

Sinopse: A professora da turma da escola de Maribem programa uma atividade especial sobre cidadania: a próxima aula será na Prefeitura. Depois da visita, todos têm que fazer uma redação com título: “Eu e a minha cidade!”. A melhor redação será escolhida de forma democrática, com os votos de todos os alunos.

Páginas: 44

Preço de capa: R$ 48,00

Venda direta pelas redes da editoraInstagram e Facebook

E-mailcontato@dweditora.com.br

Lançamento: 16 de outubro (16/10, segunda-feira), às 16h

Local: Café Literário da 38ª Feira do Livro de Canoas (Praça Emancipação, em frente à Prefeitura Municipal, na Área Central)

Atração: sessão de autógrafos com a autora Denise Weinréb

Entrada franca

Fonte: Caroline da Silva / CAROL ZATT Assessoria Cultural

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*