Conheça a Sinfonia São Gonçalo – presente da Idealiza Cidades para Pelotas

Sinfonia São Gonçalo
Sinfonia São Gonçalo

A Sinfonia São Gonçalo é um presente encomendado pela Idealiza Cidades. O compositor erudito Pablo Cid Bember foi chamado para criar uma sinfonia em homenagem ao Canal São Gonçalo e à cidade de Pelotas. Inspirado nos diferentes fluxos de suas águas, a obra é formada por três atos.

A história das artes está repleta de grandes peças criadas sob encomenda. “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci, foi contratada pelo Duque Ludovico Sforza para o Convento Santa Maria delle Grazie. O “Bolero de Ravel”, pela bailarina russa Ida Rubinstein. Chopin, Bach, Beethoven e Mozart, todos também compunham por encomenda.

Por séculos, a iniciativa privada ajudou a financiar a arte. Isso possibilitou a remuneração de artistas, a desenvolvimento cultural e a perenidade das grandes obras até hoje.

Sinfonia São Gonçalo – Obra formada por três atos

No primeiro, as águas tranquilas e levemente onduladas são representadas por movimentos calmos e uma melodia misteriosa. No segundo, o fluxo começa a aumentar e a obra ganha outras camadas, mais instrumentos, conduzindo a uma sensação de saída da inércia. Já no terceiro e derradeiro ato, o canal corre forte, como uma analogia ao desenvolvimento pleno de uma cidade pujante. É quando a sinfonia cresce, todos os instrumentos dialogam entre si, há pontos e contrapontos intensos e, se fechar os olhos, se vê a cidade de cima, com um olhar esperançoso para o futuro.

Websérie Torre de São Gonçalo

Quem acompanha a websérie do empreendimento Torre de São Gonçalo, do Parque Una, disponível no canal do Youtube da Idealiza Cidades, mesmo sem saber, já escutou a composição. Ela vem sendo a trilha sonora de todos os episódios, que são lançados a cada seis meses, acompanhando as etapas da construção. Lançado no mês em que Pelotas completa 210 anos, o quarto episódio é totalmente dedicado à “Sinfonia São Gonçalo”, quando a trilha sonora é revelada, com depoimentos do compositor Pablo Cid Bember e de Fabiano de Marco, sócio da Idealiza Cidades.

Pablo Cid Bember

Pablo iniciou seus estudos de piano aos seis anos de idade, é formado em composição musical pela UFPel, atua como arquivista da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e, em junho de 2022, esteve em turnê pela Alemanha, se apresentando na sala de concertos da Berlin Philharmonie, uma das mais prestigiadas do mundo.

Escute no Spotify: https://sptfy.com/SaoGoncalo

Websérie Torre de São Gonçalo, EP. 4

Leia também: Festival Internacional Sesc de Música 2023 divulga abertura de inscrições

Sobre Deco Rodrigues 6777 Artigos
Jornaleiro do Metaverso, Editor, gestor de conteúdo, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*