A AGIMOS – Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social da UFPEL está promovendo o evento AGIMOS MENTORIAS – Marcos Abreu – Breve panorama sobre masterização em diferentes suportes físicos e plataformas digitais.
Trata-se de uma ação de formação de qualificação e profissionalização musical que integra o Projeto AGIMOS, com coordenação do Prof. Leandro Maia, com financiamento do Edital SEDAC-RS 005/2022 – Territórios Criativos, em execução pela Fundação Delfim Mendes Silveira.
Marcos Abreu
Engenheiro de áudio, eletrônico/eletricista. Especialista em acústica de ambientes, sistemas de sonorização, gravação, masterização de áudio e processamento digital de sinais. Já assinou mais de 4000 cds comerciais, tais como Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Filarmônica da Puc-RS, Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, Orquestra Unisinos, Orquestra da Ulbra e Orquestra de Câmara de Blumenau, artistas como Geraldo Flach, Bibi Ferreira, Renato Borguetti, Bebeto Alves, Totonho Villeroy, Luiz Carlos Borges, Mauro Morais, Elton Saldanha, Luiz Marenco, Vitor Ramil, José Miguel Wisnik, Ná Ozzetti, Ney Rosauro, Os Monarcas, Tchê Barbaridade, Cachorro Grande, Papas da Língua, Tequila Baby e Nenhum de Nós.
Tem como clientes as Gravadoras EMI Music, Warner Music, ACIT, Antidoto, USA Discos, Revivendo Músicas e Orbeat Music. Em trabalhos de restauração de áudio, a partir de tapes analógicos antigos e discos 78 rpm, utilizando equipamento SADIE/CEDAR, tem mais de 300 cds lançados, incluindo as coleções de Orlando Silva, Luis Gonzaga, Carmem Miranda, Francisco Alves, Vicente Celestino, Tom Jobim, Lupicinio Rodrigues e mais recentemente as coleções remasterizadas de Teixeirinha (35 cds), Gildo de Freitas (15 cds) e de 52 discos 78 rpm para o livro A Elétrica e Os Discos Gaúcho de Hardy Vedana.
Recebeu Troféu Açorianos no ano 2000, Menção Especial, pelo conjunto da obra. Na área de acústica e sonorização participou e executou vários projetos, incluindo-se aí auditórios, cinemas, restaurantes, estúdios e casas noturnas tais como a Micro-Cervejaria Dado Bier, Dado Tambor, Theatro São Pedro, Rádio Liberdade, UNISC, Cinemas Guion, Eletronica Selenium, RBS, SENAC, Plug, Som de Cinema, Casa de Cinema de Porto Alegre, TGD Filmes, Instituto NT, StudioClio, Chairs Resto & Lounge e Universidade Católica de Pelotas. Restauração para acervo de partes da obra de Arnold Schoenberg para o Arnold Schoenberg Center de Vienna , Áustria.
Perfil no Mapa Cultural AGIMOS: https://mapacultural.agimos.org.br/agente/10
O evento tem entrada franca e é aberto a todos os interessados e ocorre através da Sala Virtual AGIMOS (Webconf UFPEL) https://webconf.ufpel.edu.br/b/lea-knu-fzc-oph , com inscrições no local através de formulário.
A primeira Edição do Mentoria AGIMOS ocorreu em 2023, com a Palestra de Kleiton Ramil – “Caminhos do artista na arte de compor” e segue programação em 2024:
06/03 – 15:00 – Breve panorama sobre masterização em diferentes suportes físicos e plataformas digitais, com Marcos Abreu.
Os encontros possuem a mediação de Leandro Maia, professor do Centro de Artes e Coordenador da AGIMOS e ocorrerão na Sala Virtual AGIMOS, https://webconf.ufpel.edu.br/b/lea-knu-fzc-oph, com inscrição via lista de presenças e preenchimento de formulário no local.
Informações: agimos.ufpel@gmail.com e no site do evento https://mapacultural.agimos.org.br/evento/63/#info
Leia também: Festival Internacional Sesc de Música foi prestigiado por mais de 40 mil pessoas em sua 12ª edição
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário