Alavanca Lab propõe conectar artistas e profissionais da música com intuito de acelerar carreiras


Alavanca Lab
Alavanca Lab

Os cinco artistas selecionados pelo edital – que será lançado no próximo dia 17 – vão ganhar oficinas, mentorias, gravações e show no encerramento do projeto.

O conceito de nova geração da música é algo recente e muito abrangente. Essa conotação não coloca a música que foi produzida até então como algo velho, mas abre espaço para a renovação do estilo para novos atuantes. O que muitas vezes dificulta a jornada são os meios para se chegar aos fins. E é nesse momento que se apresenta o Alavanca Lab, um hub de música focado em proporcionar aceleração artística e de desenvolvimento de carreira para artistas do RS, oferecendo possibilidade de amadurecimento e profissionalização, através da contribuição e da troca de experiências.

Foto: Equipe E12 Records

Elaborado pela equipe de produção musical E12 Records, o Alavanca Lab irá oportunizar, através de um edital, diversas etapas em que os artistas poderão refletir e experimentar questões relativas à sua carreira e ao seu fazer artístico. A ideia é conhecer a cara da música feita atualmente  no Estado, abrindo caminhos para que ela possa atingir novos públicos – “Queremos que o edital chegue no maior número possível de artistas, sem a pretensão de abranger todos os estilos musicais, mas também não querendo limitar o nosso universo de conhecimento a uma cena ou estilo específicos”, explicou o produtor musical, musicista e um dos responsáveis pelo projeto, Daniel Roitman.

Foto: Equipe E12 Records

Seleção Alavanca Lab

A seleção vai acontecer através de um edital aberto a todo e qualquer artista, maior de 18 anos e residente no Rio Grande do Sul, que queira concorrer a uma das cinco vagas disponibilizadas. Um formulário de inscrição precisa ser preenchido e pode ser acessado aqui.

Os artistas selecionados neste edital vão ganhar duas oficinas – Mentoria Artística e Pré-Produção Musical, ministradas pelo mentor de carreira artística e diretor musical, Marcelo Fruet. Além das oficinas, eles recebem ainda a gravação, produção musical, mixagem e masterização de uma composição de cada selecionado, que será lançada em uma coletânea em todas as plataformas de streaming; um show de lançamento realizado na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre; e uma live no final do processo, que irá reunir todos os participantes e profissionais envolvidos no projeto.

Mentorias

Marcelo Fruet vem se destacando há anos na cena musical do Rio Grande do Sul pelos trabalhos como produtor musical, contribuindo com uma série de artistas que atingiram o grande público e evidência em âmbito nacional. Nomes como as bandas Dingo, Apanhador Só, Pública, Mulamba, Da Guedes, Trabalhos Espaciais Manuais e Chimarruts estão entre seus principais projetos.

“É um prazer enorme ver o Alavanca Lab acontecer e poder fazer parte disso compartilhando o que aprendi e vivi ao longo dos anos. Minha contribuição principal vai ser durante as mentorias/workshops, onde pretendo orientar os participantes a detectarem os seus próprios valores, pontos fortes e fracos, oportunidades, diferenciais e, principalmente, sua linguagem plena, livre das amarras das referências que podem ofuscá-la desavisadamente”, comentou.

Processo e duração

O projeto terá duração total de nove meses, entre as mentorias e a live de encerramento. Haverão ainda as etapas remotas, como o período de mixagem e masterização das faixas, todas acompanhadas de perto pelo time de profissionais formado pelos produtores Átila VianaDaniel Roitman e Eduardo Morlin (E12 Records) – juntamente com o diretor musical do projeto – Marcelo Fruet.

A seleção dos cinco artistas / trabalhos acontecerá a partir da relevância e qualidade artística, trajetória profissional, maturidade e potencial artístico e diversidade. Segundo Átila Viana, essa será uma oportunidade de profissionalizar o trabalho de novos artistas que serão componentes importantíssimos dessa nova cena musical – “Acreditamos que quando um artista se profissionaliza e cresce, ele ajuda, de algum modo, a cena como um todo a crescer, criando oportunidades para toda uma cadeia de outros artistas e profissionais”, reiterou.

As oficinas Mentoria Artística e Pré-Produção Musical  serão voltadas para os artistas selecionados e construídas a partir do material produzido por eles através desse trabalho desenvolvido no Alavanca Lab, junto aos outros artistas e aos produtores envolvidos.  Haverão vagas para alunos de música e produção fonográfica dos cursos de Música Popular (UFRGS), Produção Fonográfica (Unisinos) e Produção Multimídia (SENAC) observarem as oficinas e, eventualmente, interagirem. O número de vagas será limitado e a inscrição poderá ser feita via sympla, seguindo orientações divulgadas em breve pelas redes sociais do projeto. Além disso, serão produzidos pequenos vídeos com trechos das oficinas, voltados para artistas e profissionais da música também disponíveis nas redes sociais.

Ao final de todo processo, está previsto um festival de lançamento da coletânea Alavanca Lab, reunindo as faixas produzidas dos cinco artistas, no clássico espaço que sempre abriu portas para a cultura local – Casa de Cultura Mário Quintana. Em seguida, uma live de encerramento está programada para acontecer, em abril de 2025. “Esperamos que seja uma experiência rica para cada um dos participantes. Acreditamos que algumas etapas feitas de forma coletiva podem ajudar cada um a romper certas barreiras ou preconceitos, somar experiências, aprender com os outros e acelerar o processo. É esse o nosso intuito, ajudar os artistas a encontrar seu público e viabilizar caminhos”, explicou Daniel Roitman.

Retomada após enchentes

Além desse empurrão que o Alavanca Lab pretende dar em algumas carreiras, o projeto tem ainda um significado simbólico por poder estar sendo viabilizado logo após a catástrofe enfrentada pelo Rio Grande do Sul com as graves enchentes e seus reflexos que ainda afetam muitas pessoas. Dentro desse cenário, a classe artística, assim como na pandemia de covid-19, será o último setor a voltar plenamente com suas atividades e, por conta disso, são muitos os profissionais ainda impactados. Por tudo isso, a produtora executiva do projeto, Marta Karrer, destaca a importância de colocar em prática iniciativas como essa:

“Sabemos que muitos artistas talentosos não têm equipamentos adequados ou condições financeiras para gravar em estúdio. A ideia é que o Alavanca Lab amplie horizontes, tire os ouvidos do lugar comum e acesse o maior número de artistas que precisam dessa ajuda, desses ouvidos e desse espaço! É uma honra fazer parte disso!”, completou.

O edital Alavanca Lab será lançado no próximo dia 17 e as inscrições se encerram no dia 31 de julho. Interessados devem preencher o formulário (link: https://forms.gle/6ntGZhJfyDyn7QdWA) e aguardar a chamada após o período de seleção. Mais informações podem ser acessadas no perfil oficial do projeto no instagram – @alavancalab.rs.

Alavanca Lab propõe conectar artistas e profissionais da música com intuito de acelerar carreiras
Quando: 
O edital será lançado na quarta-feira (17) e as inscrições se encerram no dia 31 de julho. Dúvidas sobre o edital podem ser tiradas pelo email da produtora – booking@seguinteproducoes.com
Onde: Inscrições podem ser feitas através do link –  https://forms.gle/6ntGZhJfyDyn7QdWA

Foto: Equipe E12 Records
Foto: Equipe E12 Records

Bio dos profissionais envolvidos:

Marcelo Fruet – Mentor de Carreira Artística e Diretor Musical

Produtor musical consolidado da cena pop alternativa do sul do país , Marcelo Fruet contribuiu com uma série de artistas, como Dingo Bells, Apanhador Só, Pública, Mulamba, Da Guedes, Trabalhos Espaciais Manuais e Chimarruts. Recentemente, começou a realizar alguns trabalhos internacionais de produção e mentoria para artistas dos EUA, Uruguai e Peru, entre outros. Recebeu o Prêmio Profissionais da Música de produtor musical em 2018 e 2019, e é membro da AES International e da The Latin Recording Academy.

Formado em Publicidade (PUC-RS) e Audio (IAV-SP), o produtor estudou música no L.A.M.A. (Los Angeles Music Academy) e conta com extensão em Tecnologia Musical (UCLA-U.S.), Música & Negócios (PUC-RIO) e Música, Copyright & Tecnologia (PUC-RIO).

Participou também de diversas atividades complementares com nomes de peso do setor, como por exemplo o produtor e engenheiro britânico Tony Platt (Bob Marley, AC/DC etc) e o engenheiro Geoff Emerick (Beatles, Jeff Beck etc). Na área de educação, apresentou atividades como mentor, palestrante e oficineiro em feiras, festivais e universidades, tais como Emory University (EUA), The William & Mary University (EUA), Fest Contrapedal (UY) e Semana Internacional de Mú sica de São Paulo (SIM SP), entre muitos outros.

No cinema destacam-se o longa-metragem “Envelhescência” (Gabriel Martinez/LadoB São Paulo, 2015) e o premiado curta de ficção “Amigos Bizarros do Ricardinho” (Augusto Canani, 2010).

Para a televisão, Fruet dirigiu, compôs e produziu com sua equipe todas as trilhas originais para mais de 40 seriados e programas da FISH TV e TVE-RS, entre outras centenas de publicações, totalizando quase mil fonogramas.

Na área de publicidade, destacam-se trabalhos realizados para clientes como RBS-TV, John Deer, Gogó, Loop Reclame, Iguatemi, Fórum Social Mundial, CineEsquemaNovo, Zeppelin Filmes, Mıń ima, Dez Propaganda e Escala, entre muitas outras agências, produtores(as) e diretores do Brasil.

Como artista, já integrou diversas bandas (FLU, Groove James, Bichano da Massa, Universo Colorido etc) e tem dois discos solo lançados, com turnês internacionais passando por EUA, Japão e Brasil, incluindo apresentações em festivais como SXSW, CMJ NYC, Kansai Music Conference, Brasil Rural Contemporâneo, Morrostock e Macondo Circus.

Átila Viana – Engenheiro de Mixagem e Produtor Musical

Natural de Rosário do Sul, Átila Viana é produtor musical, engenheiro de mixagem, musicista e formado em Ciências Sociais, com ênfase em antropologia audiovisual pela UFRGS. Ao longo de sua carreira como produtor e engenheiro de mixagem, trabalhou com diversos artistas proeminentes da cena regional e nacional como Dingo, Trabalhos Espaciais Manuais, Mulamba, Estrela Leminski & Téo Ruiz, Cartolas, Cuscobayo, entre outros. Em 2020, foi vencedor do Prêmio Profissionais da Música na categoria “Produtor de Trilha Sonora para Séries”, além de ter sido finalista por dois anos consecutivos na categoria Técnico de Mixagem.

Participou como produtor convidado das duas primeiras edições do LAB PPM, evento sediado em Brasília cuja proposta se resume a um laboratório de produção musical ao vivo, coletivo e aberto ao público. Nos dias do evento, profissionais de várias partes do país se reúnem para produzir, gravar, mixar e masterizar um single de um artista da cena local da cidade numa atividade de aceleração artística.

Como diretor musical, compositor e produtor de trilhas sonoras originais, assina mais de 500 fonogramas publicados em TV, cinema, vídeo e publicidade.

Daniel Roitman – Engenheiro de Mixagem e Produtor Musical

Produtor musical, musicista e sonoplasta, formado em Psicologia pela UFRGS. Vencedor do Prêmio Profissionais da Música 2020 por melhor trilha sonora para TV junto da equipe Duna Sounds, três vezes indicado ao Prêmio Açorianos de Teatro Adulto por trilha sonora. Trabalha desde 2015 como produtor musical e técnico de som no E12 Records, com foco em artistas emergentes da cena pop alternativa de Porto Alegre.

Estudou violão com o guitarrista britânico Robert Fripp, na Argentina, em cursos residenciais em 2012, 2013 e 2016. Trabalhando com diferentes artistas musicais e grupos de teatro, já participou de festivais como Morrostock, Virada Cultural SP, Palco Giratório SESC, Santiago Off (Chile), Festival de Teatro da Amazônia, Porto Alegre em Cena, entre outros.

Eduardo Morlin – Produtor Musical

Musicista e multi-instrumentista, especializado em flauta transversal, fez o curso de extensão em música na UFRGS em 2014. Com 17 anos de carreira, começou a trabalhar profissionalmente com música aos 8 anos de idade ao participar de seu primeiro festival nativista. Integrou a banda Renascentes, que lançou o disco “Dia Real Inventado” em 2018 (36º Melhor Disco da Música Brasileira, pelo “Embrulhador” – 2018), no qual foi assistente de produção, compositor e instrumentista.

Foi vencedor da 6ª edição do Prêmio Profissionais da Música na categoria Produtor de Trilha Sonora para Séries. É compositor, produtor musical e arranjador em mais de 400 fonogramas para TV, cinema e álbuns de artistas. Além de ter sido premiado em diversos festivais no Rio Grande do Sul como instrumentista, foi jurado do 2º Festival Popular Vozes Contemporâneas e do 36º Carijo da Canção Gaúcha.

Marcos Abreu – Engenheiro de Masterização

Engenheiro eletrônico especialista em sistemas de áudio e acústica em aplicações profissionais. Há 30 anos atua no segmento de gravações, mixagem e masterização de música erudita e popular. Já assinou mais de 6000 cds comerciais, tais como Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Filarmônica da PUC-RS, Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, Orquestra Unisinos, Orquestra da ULBRA e Orquestra de Câmara de Blumenau, artistas como Geraldo Flach, Totonho Villeroy, Renato Borghetti, Nico Nicolaiewsky, Hique Gomes, Vitor Ramil, José Miguel Wisnik, Ná Ozzetti, Os Serranos, Tchê Barbaridade, Cachorro Grande, Dingo Bells, MV Bill, Papas da Língua, Nenhum de Nós. Tem como clientes as gravadoras EMI Music, Warner Music, ACIT, USA Discos, Revivendo Música e Sony Music.

Na área de acústica e sonorização participou e executou vários projetos para auditórios, cinemas, restaurantes, e casas noturnas tais como a Micro-Cervejaria Dado Bier, Dado Tambor, Theatro São Pedro, Rádio Liberdade, UNISC, Cinemas Guion, Eletrônica Selenium, RBS, SENAC, Plug, Som de Cinema, Casa de Cinema de Porto Alegre, TGD Filmes, StudioClio, Entreato Pub, Chairs Resto & Lounge, SET Atlântida, Pink Elephant Poa, Provocateur, 300 Cosmo Dinning Room, Eleven Dinner Room, Atum Workstyle, OSPA, Teatro Unisinos e Lojas Vivo Retail.

Realizou projetos acústicos de estúdios para a Rádio Gaúcha, RBS TV, ACIT Caxias do Sul, TGD Vídeo produções, Universidade Católica de Pelotas e Fadergs. Juntamente com a AT Arquitetura desenvolve os projetos do Teatro Unisinos, Sala de música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Vivo. Desde 2014 acompanha e participa de projetos de sound branding, juntamente com a SoundThinkers, em projetos para Lojas Renner, Shopping Iguatemi (Prata no ABA 2013) e LATAM (Ouro ABA 2017).

Marta Karrer – Produtora Executiva

Marta Karrer é produtora executiva, faz parte da PWR Records e atua como empresária de artistas musicais. Jornalista formada pela UFRGS, já criou conteúdo para Ludmilla, Deezer, Warner Music, Thaeme & Thiago, HBO Max e colaborou diversas vezes com a Revista Noize.

Pedro Borges – Designer Gráfico

Pedro Borges, 24 anos. Trabalha com direção de arte, motion design e ilustração há 4 anos. Criou a identidade visual do canal do Youtube de Maytê Carvalho, comunicóloga, publicitária, professora e eleita uma das seis grandes mulheres líderes de startups em 2017 pela GQ. Fez o lyric video “Òrun Àiyé” com ilustrações animadas, realizado para a cantora MAJU em seu single em parceria com a editora NOIZE. Fez comerciais em motion para marcas como Essence e UNIMED.

Vitória Proença – Fotógrafa e Videomaker

Designer, fotógrafa e artista audiovisual, Vitória Proença é fotógrafa, diretora criativa no Coletivo da Pedra Redonda, realizadora visual na produtora “229visuais” e designer gráfica na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Nos últimos anos, vem desenvolvendo seu trabalho de branding musical assinando capa de discos e singles de artistas como Kassin e Frank Jorge, Paola Kirst, Kiai Grupo, entre outros. Como fotógrafa, já trabalhou com artistas como Kiko Dinucci, Boogarins, Carne Doce, Luiza Lian, além de registrar ativamente a cena musical desde 2017. Em 2020, fez sua primeira exposição individual “Passagens”, como retratista do Agulha Porto Alegre. Em 2021, foi uma das ganhadoras do Prêmio Trajetórias Culturais Mestra Sirley Amaro.

Camila Sequeira – Assessora de Imprensa & Gestora de Mídias Sociais

Camila Sequeira é carioca, jornalista e pós-graduada em Comunicação Integrada de Marketing. Trabalha na área de Comunicação com foco em Assessoria de Imprensa e em Gestão de Mídias Sociais há quase 20 anos. Lançou a Patuá Conteúdo Criativo em 2014 e, desde então, atua em projetos ligados a área da Cultura, à frente da pesquisa e produção de conteúdo, elaboração e planejamento de cronogramas, ações junto à imprensa e ainda produção artística e executiva de alguns artistas e eventos.

Gerenciou a parte de Comunicação de diversos projetos culturais e artísticos ligados à música. Com a retomada das atividades, após a pandemia, voltou a produzir alguns artistas da cena musical do Estado.

Thiago Valentini – Gestor de Tráfego Pago

Thiago Valentini é produtor e assessor de mídias sociais. Atuou como produtor e assistente de produção pela “Cida Planejamento Cultural” em projetos como os shows de lançamento de “Campos Neutrais”, de Vitor Ramil, do edital Prêmio Empreendedor Cultural e Plano Anual de Atividades da CCMQ. Fundou a Lado C junto do produtor Rafa Braz, agência de marketing especializada em música, através da qual atenderam vários artistas independentes com marketing e produção. Atualmente, realiza trabalhos de gestão de tráfego pago e projetos, planejamento de comunicação, lançamentos digitais e produção artística.

Carol Zimmer – Iluminadora

Iluminadora, produtora e diretora técnica. Licenciada em Teatro-UFRGS, Especialista em Cinema-UNISINOS. Alguns espetáculos: Expedição Monstro (prêmio Tibicuera de iluminação); Iluminus (prêmio Açorianos de iluminação); Hiato (prêmio Braskem); O Linguiceiro da Rua do Arvoredo e Wonderland e o que M. Jackson encontrou por lá. Alguns músicos/bandas: Bloco da Laje; Simone Rasslan; Marcelo Delacroix; Ialodê e Nei Lisboa.
Aventura-se entre palcos e sets, muitas vezes unindo ambos. Mãe, artista e entusiasta de coletivos criativos.

Clauber Scholles – Técnico de Som

Formado pelo IGAP (Instituto Gaúcho de Áudio Profissional), há vários anos é integrante da equipe do Estúdio Soma, uma das principais referências gaúchas tratando de áudio. Com mais 18 anos de experiência profissional, já realizou trabalhos ao lado de nomes como Wander Wildner, Bidê ou Balde, Graforréia Xilarmônica, os uruguaios Daniel Drexler e Ana Prada, Quartchêto, Nei Lisboa, Giba-Giba, Pirisca Grecco, Comparsa Elétrica, Instrumental Picumã, Shana Muller, Hard Working Band, Tambo do Bando, Richard Serraria, Marcelo Fruet, Dingo Bells, Kiko Freitas entre outros.

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Fonte: Camila SequeiraPatuá Conteúdo Criativo

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