Nesta sexta-feira, 16 de setembro, aconteceu o lançamento do quarto trabalho fonográfico da banda Pimenta Buena, chamado “Espina y Alma”. O disco chega com uma novidade: será lançado música à música, e “Hay un lugar al que no fuimos ayer” é o primeiro lançamento, que significa “um lugar que não fomos ontem”, onde fala muito sobre a questão pós-pandêmica, composta no período de pandemia.
Desde sua formação original, mantém-se as fusões do vocalista uruguaio Vicente Botti e do baterista brasileiro André Chiesa, tornando a banda conhecida por sua singularidade e uma identidade muito forte, tanto pela questão do idioma, quanto pela questão sonora.
“A primeira música foi escolhida a dedo para lançar o novo disco, com uma poética que mostra um crescimento ideológico da banda, onde podemos também perceber guitarras mais carregadas e mais rock and roll, com uma timbragem mais carregada de poesia, dor e alívio”, nos conta o compositor, Vicente Botti.
“Hay un lugar al que no fuimos ayer” está muito ligada a um compromisso de dizer para onde vamos, o que queremos e a necessidade de viver o agora, com um lado mais comprometido com as emoções. E assim será o disco “Espina y Alma”, carregado dessa necessidade de expressar sentimentos, se tornando o disco mais conceitual desses 15 anos de Pimenta Buena.
O álbum será composto por 9 canções, concebido junto a artistas ligados à trajetória da banda, como o músico Igo Santos, que assina a produção musical do projeto, o desenhista Pablo Conde, a colaboração técnica de Clayton Chiesa e a participação especial do guitarrista Felipe Rotta.
A banda está completando 15 anos de história, onde já lançou 3 discos e contou com várias parcerias, como a FM Cultura, que é parceira desde o primeiro trabalho autoral da banda, assim como no quarto lançamento. Em Pelotas, também possuem uma carreira muito sólida, com parceiros como a Rádio Atlântida, Diário Popular e Diário da Manhã.
Em suas parcerias musicais estão: Duca Leindecker, Cidadão Quem, Tonho Crocco, entre outros. Suas músicas estão em coletâneas de rádios da região fronteiriça, como Chuí, Jaguarão, Santana do Livramento, e Santa Vitória do Palmar, onde também passou por muitos palcos. Além do Rio Grande do Sul, a banda passou por Montevidéu, Uruguai e Buenos Aires.
O lançamento pode ser conferido nas plataformas de streaming e acompanhado pelas redes sociais da banda.
Até novembro, mês do aniversário, ‘‘Espina y Alma’’ lançará mais dois temas da primeira etapa, “Tu pecado, tu prejuicio” e “Oprimidos Opresores”, assim como o videoclipe da música de estreia.
Bianca Bichet, natural de Pelotas/RS, estudante de Jornalismo na UFPel, atualmente cursando o 5º semestre. Integrante do ecult.ex – Projeto de Extensão do ecult em parceria com o Curso de Jornalismo do Centro de Letras e Comunicação UFPel.
Faça um comentário