Cartolas: O rock bairrista invade a Princesa do Sul


Encostados na parede do lado de fora do Pop Rock Disco Pub, na última sexta-feira, 17, aqueles cinco caras pareciam camuflados em meio aos pelotenses. Interagindo com os fãs e o pessoal da organização, os tais d’Os Cartolas pareciam tão simples e descontraídos como se fossem da cidade. Originária de Canoas, a banda é composta atualmente por Preza, Dé Silveira, Melão e os Pedros Petracco e Mariano, e tem em suas influências, tanto musicais quanto performáticas, bandas como Oasis, The Beatles, Strokes e Franz Ferdinand.

Com a frente e os lados do palco lotados, o clima de expectativa borbulhava. Lá pelas quase duas da manhã já dava pra ouvir, lá de fora, inclusive, as primeiras notas nas cordas da guitarra. O show, que foi promovido pelo Ateliê Cultural + Ecult e com um help nos bastidores da galera do Coletivo Munaya, tinha sido marcado para começar às 23h. Mas, convenhamos, estamos em Pelotas. Quando alguma coisa começa na hora marcada aqui?

E então, toda aquela espera dos inúmeros fãs inquietos e ansiosos foi quebrada, na melhor forma da palavra. Começando com o hit Partido em Franja, afirmaram o que estava presente ali, naquele momento, “parece que a cidade inteira espera por chegar alguma sexta-feira”. E não estavam esperando por qualquer uma, mas aquela. A sexta-feira dos Cartolas de volta na Princesa do Sul.

Além das músicas próprias, a banda tocou vários outros covers incrivelmente bem apresentados. Dentre eles: Beatles, Strokes, Billy Idol e Rolling Stones. É necessário dar uma atenção especial à performance do vocalista, Prezza, no palco. De óculos escuros e gravata, inspirado nos passos de Liam Gallagher, trazia ânimo até mesmo ao fã mais tímido recostado na parede.

O show encerrou com um dos maiores sucessos da banda, o single Sujeito Boa Praça. Conforme aquela noite de rock visceralmente gaúcho ia acabando, o sentimento de alegria e contentamento dava lugar ao de satisfação, e a sexta-feira parecia mais completa. Foi tudo incrivelmente bem elaborado nos moldes do rock bairrista do sul, numa pegada pronta pra conquistar até mesmo quem não é daqui.

Após oficialmente terminado o show, os integrantes começaram com a sessão de autógrafos e fotos, acompanhados de uma cervejinha com os fãs. Ficaram ali, tirando dúvidas e batendo papo conosco, até a casa fechar e o dia quase amanhecer.

Depois dessa noite intensa de puro rock ‘n roll, só o que se pode dizer é justamente o que os próprios Cartolas dizem em outra de suas músicas mais famosas: aos que perderam, “que diabos tu tem dentro da cabeça?”

Texto e fotos: Fernanda Flores
Especial para o e-cult