Concertos ao ar livre marcam últimos dias do II Festival Internacional Sesc de Música em Pelotas


Até este sábado (21/1), músicos de sete países, estudantes do Brasil e do Mercosul e a comunidade de Pelotas seguem envolvidos no evento.

Após 11 dias, o II Festival Internacional Sesc de Música segue com grande público em suas atividades de formação, desenvolvimento artístico e espetáculos gratuitos. movimentação em Pelotas encerra neste sábado (21/1) com um grande concerto e participação de professores e alunos do festival. A partir das 21h, no Parque Dom Antônio Zattera, acontece o último espetáculo desta edição, iniciando com a famosa obra “Abertura Solene para o Ano de 1812”, de Tchaikovsky.

Orquestrada por Pyotr Ilyich Tchaikovsky, a obra “Abertura Solene para o Ano de 1812” foi criada e apresentada em comemoração ao fracasso da invasão francesa à Rússia em 1812 e a subsequente devastação da grande armada de Napoleão. Na apresentação deste sábado, em Pelotas, um dos destaques serão os tiros de canhão verdadeiros, tradicionais nas exibições ao ar livre desta obra, para o qual o Sesc conta com o apoio da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Para o sábado (21/1), a estrutura que está sendo montada no Parque Dom Antônio Zattera terá um palco de 20mX18m e 1 mil cadeiras à disposição do público. O programa do concerto inclui obras como “Coro dos Ferreiros” e “Bolero de Ravel”.

Nesta sexta-feira (20/1), às 21h, o festival apresenta também em palco ao ar livre, na Praia do Laranjal, o “Instrumental Brasileiro Jazz com Big Band Brothers. Confira abaixo a programação completa dos próximos dias.

Sobre o II Festival Internacional Sesc de Música: Acontece em Pelotas até o dia 21 de janeiro e reúne desde 9 de janeiro apresentações como: recitais, música de câmara, concertos e apresentações de jazz e música instrumental brasileira e atividades do núcleo de inclusão cultural, além de 30 oficinas de instrumentos e canto ministradas por professores brasileiros e de países como Japão, China, Alemanha, Argentina, França, Holanda e Itália.

Pelo menos 300 estudantes de música participaram do festival, que teve no turno da manhã as classes; no período da tarde, os ensaios; e à noite, as apresentações, todas com entrada franca para a comunidade.

O Festival é uma realização do Sistema Fecomércio-RS, através do Sesc, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas, e apoio da Faculdade Senac, UCPEL, UFPEL/Conservatório de Música, Unisinos, Governo do Estado/ Ospa e Expresso Embaixador, entre outras entidades locais. A direção artística do festival é do maestro Evandro Matté.

SERVIÇO:

SEXTA-FEIRA (20/1)
9h às 18h – Classes
10h às 12h – Núcleo de Inclusão Anjos e Querubins
12h30 – Recital de Alunos – Conservatório UFPEL
15h às 17h – Núcleo de Inclusão Dona Conceição
17h – Festival na Praça – Café Aquarius
18h30 – Conservatório UFPEL – Música de Câmara
21h – Palco Externo – Laranjal – Instrumental Brasileiro Jazz Big Band Brothers (RS)

SÁBADO (21/1)
11h – Festival na Praça – Local: Chafariz
17h30 – Núcleo de Inclusão Jazz Instrumental (Alunos do Festival) – Recital de Canto – Local: Sociedade Música pela Música
21h – Concerto de Encerramento – Local: Parque Dom Antônio Zattera