Concertos na Praia do Laranjal e outros espaços de Pelotas


Laranjal
Banda Sinfônica Acadêmica - Foto: Ronald Mendes / Vitor Ramil - Foto Marcelo Soares

O 11º Festival Internacional Sesc de Música continua, em Pelotas, com atrações especiais neste final de semana. Desde a última segunda-feira, 16 de janeiro, a cidade vem respirando cultura.

Ela recebe orquestras e professores de música reconhecidos mundialmente, bem como alunos bolsistas de várias partes do Brasil e do mundo, que vieram se especializar em 18 instrumentos, canto lírico, composição e choro.

O Festival segue até o dia 27, também envolvendo toda a comunidade com dezenas de atrações gratuitas em diferentes espaços queridos aos munícipes.

Laranjal

No sábado, dia 21, será a Praia do Laranjal o palco de uma das apresentações. De lá, o pelotense com carreira internacional, Vitor Ramil, interpretará sucessos como “Estrela, estrela” e “Satolep” ao lado da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, sob a regência do maestro Evandro Matté, que é o diretor artístico do projeto desde sua primeira edição. O show tem início às 20h.

Através do Festival na Comunidade, parte do eixo Sociocultural, nesta sexta-feira, dia 20, as orquestras Municipal e do Areal – do projeto social conduzido pela professora de música Lys Ferreira com alunos de escolas públicas de Pelotas – integram a programação com uma apresentação na Paróquia São José, às 20h. Mais cedo, às 19h30, é a Catedral Metropolitana São Francisco de Paula que recebe um espetáculo: do Grupo de Canto do Festival. 

Dentre os destaques do primeiro final de semana também está a Banda Sinfônica Acadêmica, às 20h, sob a regência de Mônica Giardini, na Praia do Laranjal e a Gafieira do Festival no sábado, às 20h30, conduzida pelo grupo de choro do Festival, que promete não deixar ninguém parado na Nave.

No domingo, 22, tem recital de piano, às 15h, na Bibliotheca Pública Pelotense, e apresentação da Orquestra Sinfônica Acadêmica, com regência do norte-americano Robert G. Hasty, às 20h30, no Theatro Guarany. O espetáculo terá transmissão ao vivo pelo site www.sesc-rs.com.br/festival, onde também pode ser conferida a programação completa do evento.

Sobre o Festival Internacional Sesc de Música

Em sua 11ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música.

Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. Para este ano, o Festival conta com o patrocínio master da CMPC, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), apoio do Grupo Panvel, apoio cultural da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Bibliotheca Pública Pelotense, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Expresso Embaixador e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Sobre o 11º Festival Internacional Sesc de Música

O que é? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais

Data: De 16 a 27 de janeiro de 2023, em Pelotas

Como acontece? Durante o Festival, os alunos participam das classes (cursos) e ensaios nos turnos da manhã e tarde; e apresentações que podem ocorrer pela manhã, tarde ou noite. Todas as apresentações têm entrada franca para a comunidade

Classes de Música de Concerto: turno da manhã Classes de Canto Lírico e Choro: manhã e tarde Ensaios de orquestras, música de câmara: turno da tarde e vespertino Ensaios de recitais de alunos: manhã e tarde (a combinar com o coordenador da área)

Ingressos: Entrada gratuita para todos os espetáculos, mas para as apresentações no Theatro Guarany e no Teatro Sicredi, é necessária a retirada antecipada de ingressos na Rua Lobo da Costa, 849, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30.

Há limite de um par por pessoa, conforme o cronograma:
No dia 19 de janeiro são entregues para 19, 22 e 23; e 20, 21, 23 e 24 distribui ingressos para os dias 24, 25 e 26.
Para a primeira semana de espetáculos, nos dias 16, 17, 18 e 19 de janeiro, os ingressos já estão esgotados.

Quem não conseguir buscar com antecedência, pode tentar uma hora antes de cada concerto na entrada dos teatros, onde haverá um número limitado de ingressos à disposição.

Sugere-se a doação de 1kg de alimento não perecível por pessoa para o programa Mesa Brasil Sesc.

Inclusão: Alguns espetáculos possuem o recurso de audiodescrição e tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de transmissão ao vivo. Confira no site www.sesc-rs.com.br/festival quais são.

Leia também: Avendano Júnior, precursor do choro em Pelotas, é homenageado

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*